All for Joomla All for Webmasters
Eventos

Rosh Hashaná: o ano novo judaico

Shana Tová!

“Nossa, o que a Camilla tá fazendo publicando sobre o Ano Novo judaico?!” Bom, pra quem não sabe, eu sou judia étnica (ou seja, eu tenho a descendência do povo mas não pratico a religião) tanto de parte de pai quanto de mãe. Meu avô paterno fugiu do Nazismo para o Brasil e aqui ficou, enquanto a família da minha mãe é de descendentes que são de judeus fugidos do fim do século XV, quando os judeus já eram perseguidos pela religião na Península Ibérica. O meu sobrenome é judeu sefardista (Martins) ;) Que são justamente os judeus dessa região.

Eu nunca cheguei a conhecer meu vô e, por não conhecê-lo e mesmo assim ter um apego grande por ele, acabei procurando mais sobre a religião (um dos motivos para). Eu já pensei em me converter no passado mas acabei preferindo seguir apenas algumas coisas e não tudo, como eu faria. É uma religião muito interessante e com costumes bem bacanas. Queria falar um pouco sobre as coisas que eu procuro fazer para, de alguma forma, me sentir conectada ao meu passado e ao meu avô ;)

Hoje é o último dia do ano 5775 no calendário judaico. O Rosh Hashaná é comemorado desde o pôr-do-sol de hoje (13) até o anoitecer do dia 15. Existem algumas tradições sobre este dia, igual quando comemoramos o Ano Novo Cristão e temos que comer lentilha, carne de porco (que eu não como  mais!) e uvas pra dar sorte.

No caso dos judeus, se comem frutas como a maçã, romã e outros alimentos como cenoura, beterraba, cabeça de peixe, etc. A maçã é geralmente mergulhada no mel (mais comum) ou no açúcar e pede por um Ano Novo doce. A romã é para que o Ano Novo seja regado de sementes como a fruta. A cabeça de peixe serve para que o ano seja frutífero, a cenoura para aumento e assim vai…

Não! Judeu não come carne de porco. Eu parei justamente para seguir algumas das coisas porque, como já disse, tenho simpatia pela religião. E também porque quero parar de comer carne, então fiz essa assimilação, hehe ^-^

Os judeus não comem carne de porco pois ela é considerada impura seguindo a Lei de Moisés, que em determinado momento disse quais animais não se deve comer e porquê.

“Todo animal que tem o casco fendido, partido em duas unhas, e que rumina, podereis comê-lo. São as seguintes as espécies que não podereis comer, dentre aqueles que ruminam ou que têm o casco fendido: Tereis como impuro o camelo porque, embora sendo ruminante, não tem o casco fendido; tereis como impuro o coelho porque, embora sendo ruminante, não tem o casco fendido; tereis como impura a lebre porque, embora sendo ruminante, não tem o casco fendido; tereis como impuro o porco porque, apesar de ter o casco fendido, partido em duas unhas, não rumina. Não comereis da carne deles nem tocareis o seu cadáver, e vós os tereis como impuros.”

Rosh Hashaná é o aniversário do dia em que Adão e Eva foram criados e, também, o dia em que eles comeram o fruto proibido. Marca a Criação e quando D’us (eles não escrevem Deus) se tornou o Rei do Universo.

Neste dia é tocado o shofar, instrumento feito de chifre de cordeiro que remete os judeus a alguns acontecimenos muito importantes na religião e em outras coisas relacionadas, como por exemplo a crença na ressurreição. O toque do shofar purifica as pessoas para que as mesmas entrem no novo ano reconhecendo seus pecados e prontas para melhorarem e fazerem deste um ano bom.

A véspera do Ano Novo é o dia para justamente reconhecer os pecados e deles se livrar, pensando sempre na concepção de um bom ano para fazer coisas novas e frutíferas, botando todos os planos não feitos no ano anterior em pauta para provocar apenas o bem.

Infelizmente não encontrei um evento legal aqui em Porto ALegre para comemorar o Rosh Hashaná (enquanto em São Paulo acontecerá um organizado pela Kabbalah Centre), mas pretendo fazer minhas comidinhas e orações sozinha. Não tenho mais aquele pique todo que eu tinha pra comemorar Ano Novo, então farei algo simples, mas sincero, para que o ano seja bom e eu me sinta mais perto do meu avô <3

Pretendo falar em breve sobre o Yom Kippur, mas em breve porque eu já falei demais hoje HAHAHAHAHA

Beijos e Shana Tová (Feliz Ano Novo, em hebraico)!

Confira mais sobre o assunto neste e neste link.

You Might Also Like

  • Clay
    13/09/2015 at 4:18 pm

    É muito bom saber disso!!! Eu li sobre o evento que terá por aqui, mas não sabia exatamente do que se tratava.
    Como você fara isso com o coração, não importa se será simples ou não ^^

  • Cris
    14/09/2015 at 9:48 am

    Interessante saber disso tudo, eu não conhecia muito sobre o judaísmo :) Bem legal!
    Beijos! =**