All for Joomla All for Webmasters
Dicas Tutoriais

como aperfeiçoar a escrita?

[AVISO - 12/10/2014] Gentemmmm, o blog tá sumidão porque estou enfrentando época de ENEM, vestibular, fim de terceiro ano… então as coisas estão bem puxadas. O blog só volta na segunda semana de novembro, depois do ENEM.

[S]orry o sumiço… nesses últimos tempos tá meio difícil administrar os estudos para ingressar na faculdade com a escola, blog… mas eu vou me esforçar pra não desaparecer, haha! Bem, hoje eu vou fazer um post até meio autoajuda para auxiliar na escrita. Desde quando eu era pequena, eu escrevo muito, pois sempre gostei. A própria criação do meu blog foi também para este fim: eu sempre curti compartilhar os meus pensamentos com as pessoas e receber críticas gerais sobre os mais diferentes assuntos que eu comentava. E até hoje é assim. Com isso, eu desenvolvi não só o meu senso para escrita como também um vocabulário extenso e uma maneira bem articulada de me expressar ao longo das linhas. Vou falar como eu fiz para dar uma caprichada boa no que eu falo tanto na internet quando nos textos da escola ou do ENEM, de forma que as pessoas consigam interpretar bem o que eu estou falando.

ler! ler muito!

Vocês já devem ter percebido que muito raramente eu faço resenhas de livros. Eu só leio livros que me interessam muitíssimo. A última vez que eu li um livro eu mal lembro quando foi e nem sei qual. Eu sinceramente não tenho o menooooooor saco pra ler livros. Começo querendo terminar. E não foi por falta de incentivo: desde pequena eu leio, mas ao longo do tempo eu fui deixando o costume de lado porque não achava títulos que me interessassem. Pra mim, a maioria dos livros de ficção atual são muito melosos e os livros que me interessam (políticos, principalmente) tem uma linguagem muito retrógrada e extensa. Tanto que, numa blogosfera que só fala de livros, eu me sinto até meio perdida, hahahahaha!

Ué Camilla… cê tá pedindo pra gente ler e fala que detesta livros? Bem, aí é que tá: leitura não está só nos livros. Eu achei meu paraíso leitor nas HQ’s. Muita gente tem preconceito, não considera livro, mas isso aumenta bastante o vocabulário e também a didática para se expressar com quem lê. Isso porque HQ’s tem uma linguagem mais direta em que a mensagem chega com sucesso e com uma boa compreensão. Pra vocês terem noção, as HQ’s também estenderam meus conhecimentos em inglês e em alemão. Ou seja: ache aquilo que você goste de ler. Busque alguma coisa que você sinta prazer lendo. Seja um livro mesmo, uma HQ (que é menos cansativa) ou até mesmo um informe de jornal: o que você puder ler para ampliar seu vocabulário é válido. E eu sugiro muito as HQ’s por tudo o que eu já citei anteriormente.

colocar em prática suas ideias

Eu coloco minhas ideias em prática no meu blog. Isso porque eu também detesto escrever em papel: acho que o raciocínio não flue muito rápido, sem contar que é cansativo pra mim. Se você não quer ingressar no mundo blogueiro e ter toda essa responsabilidade, vale criar um blog anônimo para si, um Tumblr ou então escrever no Wordpad o que deseja e ir salvando numa pastinha. Não adianta nada querer escrever bem se você não tentar escrever. Pratique a escrita o máximo de vezes que puder, compare textos anteriores e, se você se sente confortável, vale mostrar para alguém que também goste de ler e pedir algumas sugestões. Creio que é super válido pedir para professores algumas dicas em geral.

Você percebeu? Mesmo com algumas dificuldades, eu tento criar um espaço para leitura e escrita que eu me sinta confortável. Então se eu me incomodo com os métodos tradicionais, como ler livros e escrever no papel, eu tento criar um ambiente em torno disso que eu consiga praticar e aprender sem resistência.

estruture um texto!

Antes de começar a escrever qualquer coisa, você precisa estruturar o que você está falando. É aí que entram os gêneros textuais. O usado no ENEM é o dissertativo-argumentativo. Trata-se de um texto que apresenta uma tese e defende argumentos de forma impessoal. Infelizmente, se você quer ser bem compreendido, não dá para fazer aqueles poemas loucos da época do modernismo no Brasil: você precisa construir de forma interpretável o que você tem para dizer. Há um vídeo bem interessante explicando de forma compreensível sobre este gênero aqui:

Mas sem falar de gêneros textuais: na hora de se expressar, você precisa montar o que você vai falar. Faça uma espécie de fluxograma: como vou iniciar o texto? Que linguagem eu devo utilizar para atingir meu público? Como vou desenvolver meus argumentos de forma que as pessoas se convençam com eles? Como posso apresentar meu raciocínio de forma prática mas que chegue exatamente como eu pensei na cabeça delas? Como posso concluir tudo o que eu estou falando?
É necessário pensar nestas coisas porque, por exemplo, eu não posso chegar aqui e falar na linguagem de Era dos Extremos, de Hobsbawm ou de Ideologia Alemã, de Karl Marx. E também, nem tem como: de que forma eu encaixaria este tipo de linguagem com textos que falam sobre… cabelos? Precisamos compreender quem queremos atingir e que tipo de abordagem se encaixa com o que vamos redigir. E também temos que tomar cuidado com a forma que nos expressamos, para ela não sair do contexto da nossa ideia. Sabe a brincadeira do telefone sem fio, que você fala uma coisa e ela chega completamente diferente no final? A preocupação em como a mensagem vai chegar no leitor é primordial e só será bem sucedida quando soubermos como nos expressar. Como? Lendo, escrevendo, pedindo auxílio!

dicas básicas e erros comuns

Uma coisa que eu sempre procuro evitar nos meus textos é a repetição de palavras. Eu falo sempre aqui, aí eu falo sempre lá, aí eu falo sempre aqui de novo… sendo que eu posso substituir “sempre” por diariamente, cotidianamente, frequentemente… repetir verbetes torna o texto cansativo e se perdem bons pontos nas redações dos vestibulares da vida. Assim como mal uso de acentuação e pontos como vírgulas. Terrível quando, escrevem, assim. Né? (;-o)
Outra dica que eu dou pra quem quer aperfeiçoar a escrita é ver redações nota 1000 no ENEM de anos anteriores (clique aqui). Você percebe que são redações que qualquer um poderia fazer, porém muitos não conseguem porque resvalam em erros bobos, mas pertinentes. Sempre que vou estudar para vestibulares eu costumo ver questões anteriores e redações anteriores, pois isso nos dá uma base boa de como se expressar nas 30 linhas dos próximos exames e o que geralmente cai neles.

Outra coisa muito importante é se inteirar nas notícias mais influentes ao longo do ano. Coisas como a Lei da Palmada, o que rola na Crimeia ou o conflito entre Israel e a Palestina podem ser temas de redações. E não adianta falar que não precisa se informar sobre estes assuntos porque nos vestibulares existem textos auxiliares: utilizar as informações destes como base diminui sua nota, assim como diminuiu horrores a minha :(

Recentemente eu passei num site que me ajudou bastante, que fala os 100 erros mais comuns de redações (clique aqui). Estou comentando de exames gerais porque as mesmas dicas para vestibulandos servem pra quem quer escrever bem no blog, afinal, a gente tem que saber se expressar em qualquer lugar!

Ufa, acho que acabei tudo o que eu tinha pra falar… hahahaha! Bom, espero que tenham gostado e até breve (eu prometo!) :)

Sex Pistols - Bodies

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

You Might Also Like

  • Isabely
    24/08/2014 at 8:15 pm

    Amei as dicas Camila, mas acho que se eles colocassem o tema sobre o que esta acontecendo em Israel muita gente ia se lascar rs
    Gatinha, tem vídeo novo lá no meu canal, visite e se gostar se inscreva, beijinhos.
    Canal: http://www.youtube.com/user/isabelyrogrigues
    Blog: fasesdegarota.blogspot.com.br

  • Camila Tuan
    25/08/2014 at 10:35 pm

    Oiiiiiiii!
    Muito legal tu postar um texto assim, tem muita gente que ainda tem bastante dificuldade de escrever e é sempre bom estar se aperfeiçoando.

    Beijos

  • Clay
    27/08/2014 at 10:58 am

    Adorei o novo Layout *_*
    E as dicas da publicação também =)

    Beijos

  • Natz Sodré
    27/08/2014 at 8:18 pm

    Olha QUEM voltou para o mundo de blogs :))) eeeeu! hahahaah tava com saudade xuxu, seu blog está lindo! como sempre, ameeeeeeei as dicas! confesso que eu AMO ler livros, devoro praticamente uns 3 por mês, mas nunca li um HQ, meu noivo que é viciado, um dia mato a curiosidade, sempre dou alguns HQs de presente pra ele porque ele faz coleção… Voltando a falar das dicas, você mandou muito bem mocinha! já faz pouco mais de um ano que me formei na faculdade e dicas como estas foram primordiais na minha carreira, não só na hora de fazer um bom ENEM, mas foram importantes ao decorrer da vida acadêmica e profissional, qual curso você pretende fazer Cah? já tem uma faculdade em mente? vai com tudo! vejo que está muito bem preparada e estudando bastante pra isso, suceeeeesso! ;) Beijones <3

  • Fernanda
    01/09/2014 at 10:54 am

    Ah, eu sempre amei escrever desde os meus 10, 11 anos (foi quando eu criei meu primeiro blog). As suas dicas são preciosíssimas pra quem quer começar a escrever, foi exatamente assim que eu peguei gosto pela coisa em si XD
    E quando eu estava estudando pra passar no ENEM, assisti muito às aulas de redação do Aula Livre, me ajudaram muito a fazer as redações dissertativo-argumentativas.
    Vou indicar seu post pro meu irmão, ele também tá nessa fase de vestibular, etc. Porque eu dou as dicas pra ele, mas sei lá… deve achar que é implicância minha HAHAH
    Beijos!

  • Adriana
    02/09/2014 at 7:17 pm

    Eu amei seu post. Mesmo! Nunca fui muito fã de português na escola, mas sempre gostei de escrever em diários. Depois passei para blogs e fanfics, mas confesso que não sei se estou realmente certa nos meus textos.. ):
    Eu pratico lendo livros/mangás/hqs, escrevendo em blogs/fics/fanfics… E fico relendo mil vezes, achando erro atrás de erro… Ah, isso é bem desanimador hahaha
    Enfim, vou seguir os links que postou para poder me orientar melhor! Obrigada pelas dicas.
    Aproposito, você escreve muito bem e acho que tem vocação pra jornalismo. ^-^
    Beijos!!

  • Desbravadores
    07/09/2014 at 10:43 am

    Adorei essas dicas, principalmente essa de repetição, acho importante as pessoas saberem. Porque ficar toda hora falando assim: “João foi à feira, mas João não queria ir. João queria ir ao parque”. Não dá, é preciso trocar por sinônimos e fica tudo melhor.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista. São 6 livros para escolher e 2 ganhadores.

  • Zombie
    07/09/2014 at 11:59 am

    Sorte a minha eu gostar de escrever em papel, por que na aula, quando está um tédio sem fim, eu começo a escrever. E isso me tira do tédio, por mais que eu não devesse estar fazendo isso >.<
    Eu sou muito viciada em livros *u* Desde pequena minha mãe e meu pai me incentivaram muito a ler, e o meu vocabulário é muito extenso, o que me ajuda em trabalho da escola, por que em alguns trabalhos, nós devemos colocar a introdução, e eu uso palavras difíceis para enrolar a professora e ela pensar que fomos comprometidas a fazer o trabalho do melhor jeito possível :-P
    Eu tenho uma conta no Wattpad e frequento ele diariamente *-* Eu acho uma plataforma perfeita, tu escreve uma história e publica, aí os usuários do site pode ler sua história e dar sua opinião sobre ela :3 É perfeito, sem falar que tu também pode ler as histórias das outras pessoas e.e
    MDS .-. O meu comentário ficou enorme, desculpa :P Eu me empolguei KKK Achei super criativo o seu post, afinal, qual post seu não é criativo?
    || Zombies Vegetarianos ||

  • Mariana
    11/09/2014 at 6:06 pm

    Acredita que eu fico super bolada com o que escrevo no meu diário? Pois é, mesmo sendo apenas uma forma de extravasar sentimentos, quando eu leio depois fico super constrangida por ter escrito de forma tão desleixada e acabo dando fim as páginas >_<
    Hoje mesmo estou fazendo uma colagem com recortes das páginas porque é mais divertido e tem mais significado que picar e jogar no lixo como de costume -q haha
    Mas falando em ler muito, você tem skoob? A maioria dos meus contatos lá são super inativos e é super zzzZzz, só tenho porque acho um ótimo registro de leitura.
    Cara não importa o quanto seu blog mude ele sempre me agrada, juro que você é uma das poucas que me faz ter vontade de mudar do wordpress XD
    xoxoxo :*

  • Diene Brito
    15/09/2014 at 4:13 pm

    uaaaaaau, blog legal ;))
    com toda certeza seguirei suas dicas!
    vlww garota >.o
    beijoos

  • Maria
    18/09/2014 at 12:14 am

    Quando falo pros meus amigos que tenho medo da redação, eles sempre dizem que eu preciso relaxar porque eu escrevo bem. MAS ESSE POVO É LOUCO. Eu não escrevo bem, e o que eu escrevo de melhor é um gênero completamente diferente, cara! Tenho um amigo que leu um texto meu que nem era dissertativ0-argumentativo, e mesmo assim disse que eu tiraria uma nota boa porque eu sei escrever direitinho… AH TÁ, até parece que na hora de fazer um texto de outro gênero eu vou fazer direito. HAHAHA. Mas olha, essas dicas são valiosas. :)

    (tu nem deve lembrar de mim, mas eu não te culpo porque eu simplesmente sumi, desapareci, voltei mas não dei as caras, e agora tô aqui ~rimou~)

  • Cris
    25/09/2014 at 11:37 am

    Essa história de quem lê muito escreve bem não funciona comigo rs Não escrevo mal, mas também não sou a rinha da escrita. Se eu empolgo muito então, e faço um testamento, pronto, erro verbo, esqueço palavras e fica tudo confuso hehehe Já fui melhor nisso rs Boas dicas :)
    Beijos! =**

  • Luly
    29/09/2014 at 4:10 pm

    Meu maior problema em ler textos que não são “bem escritos” é a vírgula. Sei lá, é difícil achar alguém que use na medida certa: vejo mais quem usa demais e me deixa desnorteada ou usa de menos e me deixa sem ar. E o pior é que muita gente considera isso “básico” e acaba não trabalhando pra melhorar.
    Gosto da sua dica de escrever muito. Porque é pra mim o que mais funciona: escrever bastante e sempre aceitar quando alguém for dar dicas, corrigir e etc. E o mais importante: reparar nos seus principais erros pra não acontecer de novo!
    Escrever é bom demais, né? Se eu pudesse vivia disso!

  • neyara
    16/10/2014 at 3:16 pm

    Acho que eu tenho problema de excesso de vírgula, uhauahuhua, sempre coloco vírgula onde precisa e onde não precisa, e mais algumas para completar, haha.
    Acho que cada um tem que encontrar o seu modo de praticar, as vezes a pessoa até gosta de escrever ou ler, mas não foi estimulado na maneira certa.
    Gostei do post.
    Beijo

  • Bih
    18/11/2014 at 1:49 am

    WOOOOW! Quanto tempooo guriaa que não venho aqui! Desde a época de delicadíssima (que vergonha). Que saudade de ler teus posts. Nossa o tempo passou e você mudou bastante, e estou admirando muito essa tua nova fase ^^

    Enfim, sobre os textos. Toca aqui, eu também odeio ler! KKKKK! Mas assim como tu disse, eu leio ou mangás ou contos, coisas mais curtas. Sabe, não consigo ler coisas tããão extensas. As dicas foram suuuper bem vindas e esse canal do youtube aí é vida!

    Fiquei maravilhada com a tua foto do perfil no facebook. Queria muito saber onde foi aquele rolêzaao antifa! *O* maravilhada feat. azul! Menina, a gente tem que ver alguns pra juntar um galere! hahaha!
    Bom acho que é isso. E não deixa de escrever aqui não, viu?

    E deixo aqui o novo link para o meu novo blog: madessy.blogspot.com.br
    Quando puder vai láaaa! kkkkk

    Bjs

  • Edwin Lafaiete
    24/11/2014 at 7:41 pm

    adorei as dicas desse post, sempre bom ler um post com uma escrita legal.

    abraços.

  • Luly
    19/12/2014 at 3:28 pm

    Camillynha, te indiquei numa tag:
    http://sweetluly.expressorosa.com/tag-one-lovely-blog/
    Num sei se você já respondeu, mas indiquei mesmo assim!

  • Dud's
    01/01/2015 at 4:06 pm

    Muito legais as dicas. Esse video eu ja conhecia e ajuda bastante.
    Agora que eu voltei tu que sumiu hahahaha

  • Mariana
    11/01/2015 at 9:44 am

    A quanto eu não passo por aqui, acho que cada vez que eu venho e comento aqui o visual do blog muda -apesar de eu saber que esse está aqui já faz um bom tempo porque te tinha no facebook quando você mudou… Mas e então, como foi o enem?
    Com um post desses tenho certeza que se deu bem na redação não é? Quando eu tenho prova de redação costumo ir nos jornais online e ler todas as notícias mais causadoras, já que normalmente redações de provas são dissertações sobre a atualidade, mas acho que isso é mais para ajudar a me acalmar porque o que ajuda mesmo é se manter por dentro das notícias internacionais durante o ano inteiro.
    Assim como você eu não sou muito de escrever em papel, eu normalmente coloco minhas ideias em posts, mas eles ficam como rascunho e nunca são publicados XD
    Na época da escola meus professores sempre foram super estritos com erros ‘bestas’ como repetir palavras, não justificar, usar termos como ‘atualmente’ ‘hoje em dia’ e coisas do tipo, então eu sempre checo essas coisas quando a redação é importante, aliás, meu último professor de redação me fez me livrar do meu erro mais comum: eco.
    Beijos e até mais!