começando post com mulher negra poderosa sim!!!!!!

Pense na seguinte situação: você está usufruindo do transporte público. Algo que é um direito seu. De repente, num ato nojento, você percebe que está sendo abusada dentro do vagão onde se encontra. Passam a mão em você, se esfregam em ti e/ou tentam tirar fotos de suas partes íntimas. Você não tem pra onde correr, e tem vergonha de gritar. A porta do vagão se abre após parar numa estação qualquer e você desce desesperada, se sentindo suja, contaminada, violada. Enquanto isso, o infrator, o misógino, o crápula, passa despercebido enquanto o vagão onde ele se encontra vai embora lentamente. E você ainda se pergunta: será mesmo que você não tem culpa nisso?
Lógico que não. De calças, shorts ou saias, o vagão é um lugar livre assim como qualquer outro lugar. Ninguém deve nos privar do direito de ir e vir, muito menos do direito de andarmos sem termos nossa sexualidade constantemente violada, agredida.
Quem é a culpa de tudo isso? Do cara, que num ato pavoroso, te invade, ou da mulher, que estava em seu lugar apenas indo para mais um dia de trabalho, ou mais uma reunião com xs amigxs, e que não tem como se defender pois muitas vezes tem medo da reação do sujeito? Afinal, muitas mulheres chegam a reclamar até com guardas do metrô e nada se é feito.
A culpa é de quem?
Para um projeto de lei aí, a culpa é nossa.

A proposta, de autoria do deputado estadual Jorge Caruso (PMDB), foi aprovada no último dia 4 na Assembleia Legislativa de São Paulo e agora aguarda sanção ou veto do governador Geraldo Alckmin (PSDB).
O deputado afirma que o objetivo do projeto é reduzir os casos de assédio sexual no transporte, principalmente nos horários de pico. Os movimentos feministas, por outro lado, argumentam que a medida não resolve o problema e só aumenta a segregação.

Não somos nós mulheres (trabalhadoras, estudantes, ou que seja), que devem ser enfiadas dentro de um único vagão em todo o trem como “tentativa de diminuir o assédio”. Somos maioria na população e, o mínimo, seria que houvessem vagões maiores. Mas o problema não é esse.
Não é a mulher que tem que se prender numa jaula como se lá fora houvessem vários homens sedentos prontinhos para atacar o primeiro pedaço de pele. É o homem que, com sua educação machista deste pequeno dentro da sociedade, deveria entender que a mulher não é um manequim na vitrine que se invade e se faz o que quiser. É o homem que deveria pelo menos tentar entender que mulher não é objeto sexual para um momento de prazer antes de sair do vagão e ir para o trabalho. Mulher não é prazer. Mulher é gente. E mulher deve ser respeitada, seja em qual espaço for.

Vagões para homens, vagões para mulheres… isso não resolve o problema. Pois ainda vão haver caras abusando garotas fora dos vagões. Enquanto uma educação seria expansiva e não abrangeria apenas o transporte público. Chega a ser segregação botar homens num lugar e mulheres no outro. Daqui a pouco eu vou ter que transitar só num lugar x porque se eu for pro lugar z eu vou estar ~tentando um homem~. Tentando por que? Por que sou mulher?

Além de milhares de mulheres em horário de pico da volta ou ida ao trabalho terem que se espremer igual uma lata nesses vagões, é muito provável que caso uma mulher não esteja num “vagão rosa” (o que é direito dela), ela pode ser culpabilizada pelo abuso sofrido: “ah, mas você não tava no seu vagão… rs”. Não existe meu vagão. O vagão que eu vou é o que eu quiser e ninguém deve abusar do meu direito como cidadã nem do meu corpo por simplesmente estar usufruindo de um espaço que também é meu, oras!
Sem contar as notícias que sabemos de homens que entram dentro de vagão rosa e, não só isso, como agridem mulheres que tentam retirá-los do local. Se não bastassem nos colocarem numa jaula, ainda o agressor insiste em querer entrar dentro dela.

Como se não bastasse tudo isso, ainda temos que lidar com a imposição de gênero entorno do vagão: vagão cor de rosa, propagandas de maquiagens, sapatos, roupas e produtos de limpeza. Como se a mulher fosse uma Susi Dona de Casa e Feliz. Me poupe. Mulher não é só isso. Não tentem nos reprimir, nos encaixar, nos criminalizar. Estamos afrente disso tudo!

Às mulheres!

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

[Lady Gaga - Scheisse]





comente nesta publicação

comente com o facebook
3 comentários neste post
24-07-14 às 9:24 pm
left 8 comments! thank you honey!

Absurdo! Por isso que nada no Brasil funciona, esses projetos de leis, são realmente projetos de gente incompetente que não conhece a realidade e que não tem senso nenhum de respeito e amor ao próximo!

My Holy Place Blog | Facebook | Comunidade no Google+ | Youtube | Tumblr | Twitter

  (quote)  (reply)

28-07-14 às 2:38 am
left 19 comments! you're f*cking vip!

Esse era o post que eu queria ler.
Concordo plenamente com tudo que você escreveu.
Nada a ver esse negócio de vagão rosa, isso é segregação. E como você disse vão falar que a gente tem o próprio vagão e se está no que não é rosa, é porque tá querendo… aff… eu entro na po*** do vagão que eu quiser, ainda mais que sempre estou atrasada, vou ficar procurando meu vagão, eu quero é qualquer vagão e pronto, e os homens fdp que tomem vergonha na cara esse lixos;

Beijos

  (quote)  (reply)

06-08-14 às 4:50 pm
left 11 comments! you're f*cking vip!

Nossa você falou TUDO o que eu pensava.
Mudei de emprego ano passado exatamente por ter passado por situações constrangedoras dentro do metro… (agora trabalho perto de casa e posso ir a pé) Mas chegou a um ponto que chorei, tamanho era o descaso com a situação.
É revoltante. Ao invés dos governadores punirem esse tipo de homem, eles tentam separar a gente como se fossemos animais. Isso é triste. Somos tratadas como culpadas por sermos mulheres…. Aff x.x

  (quote)  (reply)