Já aviso que vou seguir a risca o que o Rotaroots falou: mês do blogueiro tem que postar muito sim!
Este é o mês do blog. E eu, participando do Rotaroots, não poderia deixar de participar de alguns memes de lá. Pra quem não sabe, o Rotaroots é um grupo onde blogueiros se divulgam e compartilham suas opiniões sobre os mesmos temas escolhidos para determinado mês. Isso ajuda a dar aquele up nas visitas do blog e pra manter a tradição daquela união blogueira e de liberdade de publicação, que hoje parece não existir tanto nessa nova onda de blogs. Aliás, é justamente um pouco disso que vou falar hoje.
1. A busca incansável por fama
Tá, seria hipocrisia dizer que você não quer ter lá suas visitinhas e seus comentários com um blog. Até porque, eu não tô afim de escrever pras paredes. Masssssss essa busca excessiva por likes, compartilhamentos, comentários e seguidas é extremamente cansativo. É como se seu blog vivesse de números. Com isso, a qualidade dos posts vai caindo muito e vira aquela coisa repetitiva: todo mundo fala a mesma coisa pra fazer sucesso.
Por um bom tempo eu vivia assim: respondia nuns duzentos blogs por dia porque queria cada vez mais fama. Resultado: não resolveu (porque tem muita gente nojenta no mundo blogueiro que tem um site legal mas não se dá o trabalho de responder) e existem maneiras bem mais interessantes e certeiras de se fazer uma divulgação de sucesso, como publicidade no Facebook, parcerias com editoras, etc.
2. Superestimados
Uma boa parte de blogueiros famosos parecem que saíram de uma mesma caixa: são exatamente iguais, curtem as mesmas coisas, têm roupas parecidas, fazem resenhas dos mesmos livros e não têm absolutamente nada de criativo e significante a acrescentar. É como se caso um sumisse não fizesse diferença. E eu sempre me pergunto: o que faz deles tão famosos se eles não fazem nada demais? Se já é meio absurdo tratar famosos de verdade como alienígenas, sendo que eles também passam mal, vomitam, dão petê e bebem mais de novo, vão no hospital, no banheiro, etc… imaginem sub-subcelebridades? Er…
3. Esgotamento de assunto
Parece que hoje em dia na blogosfera só se fala em: livros e maquiagem. Maquiagem e livros. Não existe nenhum outro assunto além disso. Saudades daquela blogosfera que falava dos problemas, que reclamava da comida da mãe que queimou, que dizia que foi no médico… Sinto falta da liberdade das pessoas de escreverem. Simplesmente isso. As pessoas só buscam parcerias com editoras, maquiagens, sem realmente se tocar que esse não é e nem nunca foi o intuito de ter um blog: um diário.
4. Desprezo alheio
Você entra no blog. Acha ele legal. Lê o post. Comenta algo massa. Espera dias. Meses. Anos. O Tom Hanks já foi resgatado da ilha de O Náufrago e aquela pessoa ainda não te respondeu. Se fosse só esquecimento, beleza. Mas dá pra perceber que não é: as pessoas só visitam os blogs que lhes convém. É como se o Blogger e o WordPress tivessem virado verdadeiros Linked Ins onde você só se aproxima das empresas mais maneiras e que de alguma forma vão te beneficiar. Isso é nojento.
Mas vejo muito do contrário acontecer: vários blogueiros ficam se gabando de terem vivido as épocas de ouro e esnobando os novos. Hey, stop!
5. Layouts repetitivos
Falando em épocas de ouro, dessa vez vou ter que falar: gente, cês não sabem mais fazer layout não? Saudades dos bevelados, que de ninguém era muito igual: cada um fazia de um jeito pra ser o mais descolado. Tinha quem não fazia bevelado: fazia em colagens. Mas era raro.
Hoje em dia parece que todo mundo quer chegar num mesmo visual igualzão ao de todo mundo. Várias gurias imitando os blogs das famosas da Capricho. Quase nunca sai nada original. Poucas são as pessoas que conheço que fazem algo destacável (alô, Kênia! *-*). Tudo é tão igual: posts, layouts, categorias… é como se eu estivesse dando F5 quando estou entrando em vários blogs.
E vocês: o que não curtem nos blogs de hoje?
Beijos!
Acesse o Rotaroots!