vampira, uma das x-men mais estilosas ♥

Hoje vou falar sobre um dilema que é oriundo do preconceito. Afinal, o que cabe a nós quando o assunto é estilo? Será que por eu ser negra ou ser muito baixinha, ou por eu não estar inserida no que se chama de “padrão estético ideal”, eu sou proibida de usar tal roupa, tal maquiagem, tal cor de cabelo?

Um post para homens e mulheres (cis ou trans), negras, branquelas, gordas, magricelas e para qualquer um que se sente privado de seguir seu estilo seja por qual preconceito for ♥

Eu me sinto realmente muito mal quando vejo pessoas escrevendo sobre estilo e começando a demarcar o que é ideal para tal pessoa ou então excluir outras, porque julgam que aquilo não lhes cabe. Hey, por favor, né? O que nos cabe vestir ou experimentar é o que a gente gosta e não o que o padrão social deseja. Já li muitas vezes pessoas falando “ai, eu queria pintar meu cabelo de rosa, mas eu acho que não combino muito porque sou negra, né?”. Né? Não, é lógico que não. A partir do momento em que você se sente bem com uma coisa, ninguém deve lhe falar se você fica bom com aquilo ou não a não ser você mesmo.

Infelizmente isso é culpa de uma mídia opressora, imperialista e padronizada esteticamente, que nos julga e nos escolhe o que devemos ser para sermos considerados normais, e se sairmos fora desse padrão, somos estranhos ou “não combinamos”. Uma mídia que ainda utiliza de resquícios do darwinismo social para impedir negros ou os próprios resquícios de uma febre de magreza que surgiu nos anos 60 com a Twiggy para impedir “desproporcionais” a usarem as maravilhas da moda ou das cores. “Roupa estampada não combina com calça xadrez”. Eu combino as roupas que eu quiser. Eu uso o que eu tiver vontade, e não é uma revista burguesinha de moda que vai me falar com o que eu devo combinar a minha jaqueta de couro e nem quantos quilos preciso emagrecer pra caber na skinny da moda. Não tem essa de “o que tá na moda”, tem o que eu faço ser a minha moda.

Se não bastassem pessoas me dizendo qual cor de cabelo deve combinar com o meu tom de pele, muitas vezes julgam meu cabelo = minha orientação sexual. Então, quando estou com meu cabelo curtinho levantado (igual o do Supla, hahahaha) remetendo uma ideia de look mais punk, tudo o que as pessoas veem em sua frente é “uma lésbica bem macho”. Eu não sou uma lésbica “bem macho”, e ainda se eu fosse, o que vai determinar isso é quem eu levo pra cama/quem eu me relaciono amorosamente, e não o que eu escolhi pro meu cabelo dentro de um salão. E afinal: o que seria “bem macho” pra você? Uma pessoa forte, com cara emburrada? Isso não é ser bem macho. Isso todo mundo pode ser, homem ou mulher.

“Use o sutiã desse jeito, porque isso vai aumentar seus seios” ou “usar legging se você for baixinha te deixa mais gorda, evite” são coisas completamente banais e me dói ver pessoas alimentando esse tipo de ideia, mesmo que sem culpa direta. Por que a baixinha não pode usar legging? Por que isso engorda as pernas dela? Mas se engordar, qual é o problema ser gordo? Por que ser gordo é feio? E por que eu tenho que usar sutiã com um pouco de bojo já que eu tenho menos peito? Por que ser “despeitada” é feio? E quem é que te falou isso? Se forem os padrões sociais estéticos, desculpe, não tô afim de seguir.

Então, se você quer ter estilo punk, pintar o cabelo colorido, enfiar piercings e alargadores onde você quiser ou simplesmente usar uma legging, não pense nos padrões estéticos ou “no que te deixa mais bonita de acordo com a Marie Claire”: pense no que você gosta e no que te faz bem. O corpo é seu, o estilo é seu e só quem deve se meter no seu armário é você mesma. Negra pode usar cabelo colorido, platinado, ser punk, ser pin-up, ser o que quiser. Gordinhas? Idem. Eu? Eu também. Posso usar o que eu quiser e a roupa no tamanho que eu quiser. O corpo é meu. Todo mundo pode ser o que quiser, é só ignorar o que o padrão estético diz. Porque o padrão estético não nos convém.

Seja donx do seu próprio armário, garotx!

E fiquem com mais uma música do Die Toten Hosen porque eu tô gostando cada vez mais deles: VogelfreiA música fala justamente da liberdade de viver, e que ela só veio após a morte. Não morra para ter sua liberdade: tenha a sua liberdade agora, para morrer em paz!

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.



Em: 04/04/2014
Postado por: Camilla

obrigada!





COMENTAR



¬¬ x_x x( o:-) ^^ O.o >.< :~ :hehe: :3 :) :( 8) .-. -.- *-* (zzz) (buh) (;-o) (!!!)

COMENTAR COM O FACEBOOK


21 COMENTÁRIOS NESTE POST


05-04-14 às 12:03 am
left 28 comments! you're f*cking vip!

Concordo com o que vc disse e sou totalmente contra qualquer tipo de padrão de beleza. A estética vem da gente e do que a gente sente bem e gosta. Cada um tem um jeito e um estilo e todos deveriam respeitar isso.

Beijos!
http://www.meianoiteequinze.com.br

  (quote)  (reply)


05-04-14 às 12:24 pm
left 2 comments! thank you honey!

Padrões de beleza são o ó do borogodó!
Todo mundo tem sua beleza, independente da magreza, cor, altura e cia!

http://www.rosachiclets.com.br

  (quote)  (reply)


05-04-14 às 12:34 pm
left 2 comments! thank you honey!

Esse lance de seguir padrão de beleza é uó! Acho que as pessoas devem usar o que se sentir melhor.Sem essa de “sou gorda/magra” demais pra tal coisa.
Adorei o post.
Beijos, beijos!

http://dearitgirl.blogspot.com.br/

  (quote)  (reply)


05-04-14 às 12:59 pm
left 21 comments! you're f*cking vip!

Concordo com a última dares do seu post, temos que ser livres e felizes agora, se esperarmos por algum tipo de recompensa só depois de morrermos, quem garante que teremos? A única certeza que tenho é a respeito da vida que possuo agora, sabe? E pois é, estilo e beleza tem mais a ver com a atitude da pessoa, se ela é alguém gente boa e de bem consigo mesmo que padrão de estética. Pois as pessoas que realmente chamam a atenção é aquelas com autoconfiança suficientes para se sentirem à vontade na própria pele, e não aquelas que seguem padrões à risca.

Thoughts-little-princess.blogspot.com

  (quote)  (reply)


05-04-14 às 1:46 pm
left 2 comments! thank you honey!

Slow clap for your post!
Na minha opinião cada um tem que usar o que gosta e foda-se o resto! Infelizmente, nem todos pensam assim, a maioria das pessoas querem impor regras no corpo dos outros… “Ah, isso não combina com você” Massa fera, agora senta no cantinho e deixa eu escolher a roupa que eu quero, haha.
2 beijos pra ti.

  (quote)  (reply)


05-04-14 às 2:11 pm
left 34 comments! you're f*cking vip!

Eu já cansei de ser julgada, principalmentep pelas minhas amigas. A gente vai nessas lojas de departamento dos shoppings (C&A, Leader, Renner) e elas puxam algumas roupas da arara e falam “ai, aqui, achei a sua cara, bem de velha e igual essas roupas que você usa”, ou quando eu ia para as festas vestida de certa forma e elas falavam “nossa, você vai assim? De tênis? Vai tá todo mundo de salto lá” e confesso que no começo eu ficava mal, mas depois comecei a responder “é, que bom que eu não sou todo mundo”. E tipo, essas coisas que algumas pessoas falam de “ah, legging pra baixinha, engorda” é mais uma dica mesmo (bom, eu levo como dica, não como julgamento, sabe? Porque tem jeitos e jeitos de falar). Adorei o post!

Bitocas!

  (quote)  (reply)


05-04-14 às 8:58 pm
left 8 comments! thank you honey!

Arrasou! Odeio seguir padrões e odeio mais ainda quem diz que eu devo seguir. Quantas pessoas andei no shopping ou até mesmo na rua com minhas amigas, vimos pessoas com cabelos de cores diferentes, elas ficam assim ”nossa, olha o cabelo dela, meu Deus” e risadinhas no final. Me dava uma raiva, mas permanecia na minha. Ou quando ando com meus pais e vemos pelo estilo de alguém, que ela é gay. Tudo bem, isso dá para notar. Mas as pessoas ficam dizendo, reparando sem parar, ”olha, aquele é gay, jeito de viadinho”. Cuidar da própria vida ninguém quer, né? Adorei o post, sério!

Beijos,
diariodasquatro.blogspot.com.br

  (quote)  (reply)


06-04-14 às 1:56 pm
left 6 comments! thank you honey!

Exatamentchy! Achei um absurdo quando a minha irmã falou que eu ia ficar ridícula se pintasse o cabelo de rosa. Esse pessoal que gosta de dizer que você só é um ser humano normal se for branco, alto, magro e loiro merece um tapa. Nem tudo mundo é igual, mas parece que quase ninguém entende!
xoxo, mah

  (quote)  (reply)


06-04-14 às 2:28 pm
left 4 comments! thank you honey!

Camilla, Camilla. Pra variar, eu sou sua fã. Disse tudo e mais um pouco nesse texto. Até concordo com algumas coisas do mundo da moda tipo essas regras que você falou porque algumas peças não favorecem determinadas pessoas, isso é fato, MAS se a pessoa quer usar, não liga e se sente bem com a roupa x, VAI GENTE, USA MESMO! As regras podem até existir, mas o que importa no fim das contas é se você se sente confiante e confortável pra usar o que você quiser e não é a sociedade que vai te dizer o contrário. Eu demorei muito pra entender isso e hoje sou bem mais feliz <3

Beijos da Tabatha!
http://www.naocontapraninguem.com

  (quote)  (reply)


06-04-14 às 4:18 pm
first comment? thank you and come back always!

GENTE quantos séculos eu não visito aqui! Acho que você nem lembra de mim, já faz anos que abandonei o Who’s hoho’n e não leio muito os blogs que eu acompanhava na época. Como você ta mudada! E sinceramente, estou muito feliz em ver como ocorreram as mudanças daquela época pra ca, 3 anos se pá. Seu cabelo ta massa demais, ta tudo tão lindo aqui! Fico feliz que você não fez como eu em abandonar o blog.
Agora falando sobre o seu post, eu já inclusive ouvi essas coisas, por ter deixado meu cabelo curto, por ter ficado ruiva e loira umas quinhentas vezes, e especialmente agora, que fiquei careca. Por ser negra, as pessoas sempre se sentem no direito de cagar regras, por ser mulher, triplica. É importante ter pessoas como você que nos lembram que somos bonitxs como somos, e não é padrão de beleza (aspecto tão mutável e superficial) que pode mudar isso.
Enfim, tentarei acompanhar mais o blog, agora que sei que ainda existe! *-*
Super beijinhos (haha, se você lembrar)
Hohon (agora pode ser hon também)

  (quote)  (reply)


06-04-14 às 5:45 pm
left 21 comments! you're f*cking vip!

Porque vivemos em um mundo que os rótulos e as opiniões das pessoas são mais importantes, infelizmente é a realidade.

http://www.pamlepletier.com/

  (quote)  (reply)


06-04-14 às 8:40 pm
left 3 comments! thank you honey!

Concordo plenamente, cara. Eu já fui muito presa com essas coisas de “não combina com meu corpo”. Quem disse isso? haahha segundo as revistas, eu não posso usar blusa com decote canoa, porque meu ombro já é muito largo…. Ai, ai, heim. E DAI? EU USO MESMO E TÔ MUITO FELIZ ASSIM, obrigada. haahahah

Um beijo,
Isabella do http://www.theurbantrends.com

  (quote)  (reply)


07-04-14 às 12:00 am
first comment? thank you and come back always!

Estilo não define caráter.

http://marcos-guima.blogspot.com.br/

Abraço.

  (quote)  (reply)


07-04-14 às 6:30 am
left 8 comments! thank you honey!

Acho que não tem muito essa do que eu combino, tem que usar o que se sente bem né!!! Beijinhos, Rê
garotas-urbanas.com

  (quote)  (reply)


07-04-14 às 12:24 pm
left 83 comments! you're f*cking vip!

A vida fica tão mais divertida quando a gente para de prestar atenção na opinião negativa, opressora e excludente das pessoas, né? Viva a liberdade de expressão!

  (quote)  (reply)


07-04-14 às 2:38 pm
left 119 comments! you're f*cking vip!

Tenho três pontos sobre o assunto:

No blog sempre bato na tecla ”não precisa sair usando a tendência só porque é moda”, precisa se sentir bem com aquilo.

Não acho que ”isso não pode usar”, mas acho que tem peças que valorizam mais certas pessoas e outras não.

Quanto ao padrão, acho que sou meio louca hahaha, porque sempre acho mais bonito o que está fora do padrão, quem inovou, aquela beleza exótica…

Beijos.

  (quote)  (reply)


07-04-14 às 2:39 pm
left 5 comments! thank you honey!

E isto realmente vale em todos os sentidos e ângulos.
Infelizmente a voz da maioria ou o desacordo dos digamos companheiros, com quem dividimos o mundo, nos afeta.
Gostaria que não, mas infelizmente não é possível excluir a opinião alheia dos nossos sentimentos. É possível sim
ponderá-las, como que extraindo o melhor delas para sim, pelo menos 10 % delas.
E se a opinião contrária da grande maioria não nos deixa se sentir bem, então também devemos ponderar ações e escolhas. Aliás devemos nos auto-avaliar sempre, pois nem sempre nossas escolhas nos fazem se sentir realmente bem.

Beijos, G.R ♥ Uma semana abençoada!!!
http://gabriellyrosa.blogspot.com

  (quote)  (reply)


07-04-14 às 3:18 pm
left 19 comments! you're f*cking vip!

Eu simplesmente amei este post! Eu sempre evito entrar em sites de algumas revistas pois eu me sinto mal, tudo tem uma regra e o mais difícil é ver meninas negras. Abriu inscrição para a batalha de makes da Capricho, mas nem me atrevi a participar, sabe por que? Só há meninas brancas, de cabelos lisos e bem de vida. Com certeza outras negras já tentaram participar e não foram escolhidas. Por que será?
Resolvi fazer um blog/canal por eu ser negra e por ser difícil achar blogueiras negras. Isso conforta indiretamente outras negras que assim como eu, não se achavam nesse mundo de blogs. Na boa, amei o seu post! E eu tenho muuuita vontade de ser loira, mas devido as químicas de alisamento que eu tenho, eu ficaria careca fazendo isso :( mas se não fosse isso, estaria loira sem problema algum! Dane-se essa mídia opressora hahahahahah
http://www.brunaalcantara.com/

  (quote)  (reply)


07-04-14 às 5:50 pm
left 7 comments! thank you honey!

Concordamos com você !!!Não achamos legal seguir os padrões de beleza!!Cada um tem que se vestir do jeito que gosta!!!

beijos

http://www.onlyinspirations.blogspot.com.br/

  (quote)  (reply)


07-04-14 às 7:26 pm
left 2 comments! thank you honey!

Oi,
adorei o tema. Eu tambem acho que devemos prezar e usar as coisas que gostamos e que nos fazem sentir bem.
Eu vivo sendo vítima de um ‘bullying’ porque não uso salto, devido à ligamentos rompidos. Vou a formaturas e casamentos e as pessoas me julgam msm. Mas eu já superei. Enquanto todos estão sentindo dor até calçar a havaianas eu estou super confortavel.

Beijos
http://www.naotenhopressa.com

  (quote)  (reply)


08-04-14 às 2:43 pm
first comment? thank you and come back always!

Realmente, esses padrões colocados pela sociedade são lixos. Minha mãe é cheia disso e daquilo, e que imagina se você vai sair assim, e blá blá blá.

OK, cê deve estar me achando hipócrita, porque eu mesma esses tempos comentei pro aqui que eu acho platinado lindo, mas que acho que não ficaria bem comigo porque eu sou meio morena. Mas é por eu achar que não fica bom mesmo. OK?

Mas de qualquer forma, eu sempre fui acima do peso, e SEMPRE me falaram o que eu devia usar para ficar mais magra, e o cacete. Algum dia na minha vida eu falei que eu queria ficar mais magra? Não. E simplesmente as pessoas não entendem isso.

Enfim.
Beijos, E.
http://apenasmaisumaxicaradecafe.blogspot.com.br/

  (quote)  (reply)