Ontem rolou um evento bem bacana aqui na sede da Umbler, em Gravataí. Fiquei bem feliz porque acho o espaço que a empresa disponibiliza pra esse tipo de coisa muuuuito legal :D E o evento foi de PHP, que apesar de não ser lá minha linguagem de programação favorita, foi a primeira de back-end que eu tive contato, por causa do WordPress!
Mas afinal de contas, o que seria um PHPTestFest? Trata-se de uma iniciativa da comunidade para testar funcionalidades de uma versão que está para sair. No caso do PHP, essa versão será a 7.2. A ideia do PHPTestFest que será feito no Rio Grande do Sul é de dividir o evento em duas etapas, onde uma delas foi ontem. Nesta primeira etapa, é feita uma introdução ao evento e também são demonstrados os primeiros passos para, quando houver a segunda parte, já estar com o ambiente de testes pronto.
Os primeiros passos para se organizar para o grande dia são:
- Instalar o Docker.
- Instalar o contêiner do php-qa.
- Escrever testes.
Eu sou a típica programadora go horse que sai escrevendo direto em ambiente de produção e simplesmente ~caga~ pra ambientes múltiplos e pra testes, então toda vez que esse assunto vem à tona eu fico meio ZzZzZzZ
MAS EU TÔ ERRADA!
Sinceramente é MUITO importante que façamos testes para evitar uma série de problemas que vão desde o deploy até a utilização do usuário final. A iniciativa de testar uma linguagem e contribuir com o crescimento dela é algo que além de acrescentar muito no currículo (já que isso é bem difícil de vir de brasileiros…) dá aquele orgulhinho de: eu faço parte disso!
E quem fizer os testes mais eficientes vai ganhar prêmios. Quais? A galera ainda está definindo. Mas só de saber que dá pra ganhar coisa a gente já fica meio:
Existe um passo a passo mais detalhado de como fazer a instalação e deixar o ambiente de setup engatilhado para a próxima fase. Ele pode ser visto aqui.
A apresentação do MeetUp em si foi bem rapidinha, pois infelizmente choveu muito e tinham poucas pessoas, mas é aquela coisa, né? O importante não é quantidade e sim qualidade hahahahahaha No final rolou pizza e um bate-papo topper sobre a nossa área em geral. Todas as coisas que envolvem lidar com programadores mais velhos, programadores que acham que você tem que nascer sabendo uma linguagem de programação e que seu software não precisa ser nem um pouco documentado: se o cara for bom tem que bater o olho e sair programando.
Infelizmente a questão de testes, até como eu falei lá em cima, às vezes é um pouco subestimada na área de TI. Aqui na Umbler a gente sempre foca em fazer algo com bastante qualidade, e isso inclui uma série de coisas, incluindo refatoração e testes.
Dá pra perceber que quando vão falar de testes em um evento os programadores já ficam meio ZzZzZzZzzZz, MAS É algo que a gente precisa encarar o preconceito e evoluir :D
Bom, acho que é isso. Foi algo bem rapidinho mas importante, então tô indo nessa! É nóis!
Para acompanhar os próximos MeetUps de PHP, acessem aqui.
TcheLinux de Gravataí - Sugar Dance
19/09/2017 at 11:08 am[…] a palestra foi muito massa! Eu já tinha conhecido o Fernando no PHPTestFest, que eu falei em outro post e sem dúvida ele é um cara muito competente e conseguiu em uma hora […]