james mcavoy ♥Não esqueçam de ver como realizei meu maior sonho bem aqui no post anterior!
[H]oje vou abordar um assunto que tratei alguns posts atrás, quando comentei do queridinho Yamasterol. Existem substâncias no mundo da indústria química capilar que são utilizadas em produtos para dar um efeito falso de hidratação e saúde para o cabelo, mas na realidade é apenas um efeito paliativo feito por substâncias baratas para gerar lucro e falsas impressões. Então, aquele produto que você acha sensacional pode estar apenas “cuidando superficialmente” do seu cabelo e, internamente, entupindo-o de forma que ele vai passar a não absorver mais ingrediente nenhum, e voltar a ficar ressecado. Vamos ver quais produtos são esses?
Petrolato: o petrolato vem do petróleo e, apesar de superficialmente dar maciez ao fio, não é solúvel em água. Sendo assim, vai rolar petrolato na sua cabeça eternamente, hahahahaha! E isso entope os fios ao longo do tempo de uma forma que eles param de absorver o que realmente importa: nutrientes. Quanto mais usar, pior! Ele vem nas fórmulas em nomes como Paraffinum Liquidum, Mineral Oil, Petrolatum ou semelhantes. Bom, como viram, isso significa que substâncias como parafina e óleo mineral são também venenos. Por isso, na hora de comprar óleos para sua umectação, procure óleos 100% naturais, pois os que não são se completam com óleo mineral, e vai ser um horror na sua cabeça!
Sulfato de sódio: é um detergente muito forte. Sabe aquela espuma bonitinha que sai no banho que fazem seus olhos até brilharem? Então comece a chorar, porque o sulfato, ao longo do tempo, causa danos no cabelo e sua composição tem até ácido sulfúrico! É, daqui a pouco você já vira o Coringa, hahahahaha! Evite shampoos com sódio ou sulfatos, pois além de fazerem a cor durar menos, detonam o cabelo todinho e sua estrutura em si. Ele vai aparecer com o nome de: Sodium Lauryl Sulfate, Sodium Laureth Sulfate, LSS, SLS ou SLES. Digamos ainda que o Sodium Laureth Sulfate (SLES) é menos agressivo que o Lauryl (LSS, SLS).
Silicone: esse é um… vilão? Não, eu diria um antiherói, talvez, haha! O silicone do tipo usado nas máscaras é o Dimethicone (às vezes Dimethiconol). O dimeticone (também tem amo e ciclodimeticones) é hidrofóbico, então ajuda a fechar a cutícula evitando que o cabelo perca a água essencial para sua hidratação. É muito utilizado para ajudar a proteger o cabelo da chapinha e forma uma película protetora no cabelo. Bonzinho ele, né? Porém, se essa película se acumular, pode também gerar problemas com a absorção de novos nutrientes. Os reparadores de ponta são quase todos puro silicone, e aí vem o alerta: ele só sela a ponta, mas não trata o problema. Ou seja: a ponta do seu cabelo continuará toda borocochô por dentro. O silicone deve ser usado como um complemento não tão frequente e não para tratar os cabelos em si. A película que ele forma é mais fina e menos perigosa que a da parafina, mas ainda assim não muito saudável. Boatos de que silicone sai com shampoo com sulfato, mas aí é trocar seis por meia dúzia xD
Parabenos: Metilparabeno, etilparabeno, butilparabeno, propilparabeno, isobutylparen… nos quatro primeiros o prefixo inicial muda apenas pela quantidade de átomos de carbono que variam na molécula e o último também pode aparecer. Os parabenos são usados não só em máscaras de hidratação mas também em desodorantes. São usados para prevenir fungos e bactérias nos produtos. Porém, estão ligados ao estrogênio, se apresentando no organismo como um hormônio feminino, e isso pode alterar as coisas no teu corpo. O parabeno está indiretamente ligado ao câncer de mama, visto que pacientes que utilizavam desodorante com parabeno tinham uma alta concentração desta substância em tecidos cancerígenos mamários, como mostra esta notícia. Porém, se formos parar para pensar… até fritura dá câncer, então infelizmente não dá pra escapar 100% de insalubridades Mas agora que a gente sabe, muuuuito bom evitar!
Simples! Evite. Principalmente produtos que contenham petrolato ou sulfato… esses são os piores em minha opinião. Eu considero o parabeno e o silicone um pouco mais usáveis. Além disso, o efeito é cumulativo, então você não vai cair dura no chão porque usou um shampoo com sulfato ou uma máscara com parabeno. Não utilizem shampoo antirresíduos achando que vai tirar todas as impurezas do cabelo, pois como ele abre muito as escamas dos fios, deixa o cabelo muito fraco sem tanta necessidade (como para utilizar uma máscara de hidratação, por exemplo). Um shampoo transparente já ajuda a resolver o problema. Fórmula de produtos não está atrás do pote de enfeite: leia, preste atenção e assim você evita que seu cabelo vire um verdadeiro tubo de ensaio para uma esculhambada de produtos nocivos. E aprenda também a ler as composições do rótulo: quanto mais próximo do começo um produto estiver na lista de substâncias, maior a concentração dele no que você estiver comprando. O que significa que pode ser até 20% da composição do produto.
Bom, 90% dos produtos do mercado têm pelo menos algum dos itens citados. O próprio Yamasterol que é um amorzinho tem parabeno, porém em pouca quantidade. Alguns produtos que são um veneno para o cabelo mas muito endeusados, é o próprio Novex. O Novex tem uma proposta de deixar o cabelo perfeito, porém isso é só embalagem… por dentro o cabelo continua poroso e elástico. Sabe quando você não entende por que seu cabelo está lindo seco mas molhado continua uma negação? Podem ser máscaras cheias desses vilões que só deixam ele bonito por fora, mas por dentro continua péssimo. Tresemmé também tem até parafina porque já vi Enfim, é um mundo de confusões sem fim esse mundo dos cabelos xD No fim nunca estamos completamente livres.
E aí, se informou? Então ouve aí: Hello Kitty, da Avril ♥
Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.