essa jean grey é linda mesmo, viu!

Se existe um assunto que me irrita profundamente, esse assunto se chama friendzone. Incrível como hoje em dia existe nome para tudo. Ainda mais para coisas como estas. O que a galera tem chamado de friendzone seria quando umx garotx leva um fora de algumx garotx com aquela desculpa de “somos melhores como amigos”. Uma coisa que já ocorre desde os tempos mais remotos com ambos os sexos, mas que hoje vem se banalizando e o pior: praticamente criando uma cultura em que se o cara é legal seria uma obrigação da moça ficar com ele por isso.

O post vai problematizar o que virou a “friendzone”, em que usam a alcunha de forma machista para vitimizar homens e culpabilizar mulheres por uma simples questão de escolhas, na grande maioria dos casos.

Páginas com o tema não só tratam a garota como uma exterminadora de corações só porque não está afim do garoto como também posta coisas como “depois mulher fala que nenhum homem presta… quando tem a oportunidade de ficar com alguém legal, não fica!”. Verdade, né? Mas deixa eu te contar: NINGUÉM é obrigado a ficar com você só porque tu é legalzão com essa pessoa. Tanto homem quanto mulher. E tratar seu fracasso como “culpa da mulher que não me valorizou” é querer tirá-lo das costas. Aliás, eu nem diria fracasso, é apenas um desencontro: nem todo mundo que a gente gosta vai gostar da gente, mas também não é por isso que você vai ficar saudando sua frustração jogando a culpa em outras pessoas.

Engraçado que redes sociais que colocam o assunto em pauta sempre mostram a mulher como a destruidora e o homem como o destruído, como se mulheres também não fossem colocadas constantemente apenas na zona da amizade. Se só porque uma pessoa é legal comigo eu deveria ficar com ela, eu deveria ficar até com o padeiro. O simples fato da cordialidade e de agradar uma pessoa não é nem de perto o essencial em um relacionamento. Não basta ser legal e fofo apenas no começo, isso deve acontecer sempre e mesmo assim não é garantia de nada. E querer obrigar alguém a ficar contigo só porque você é respeitoso e romântico é como eu querer conseguir um emprego apenas dizendo para meu futuro chefe que eu sou competente. Não basta falar, é preciso ação. E só ficar com palavras na internet com seu affair não vai solidificar nada. É preciso ir além. E se mesmo indo além, nada se concretizar, a culpa não é sua e muito menos dela!

Se você faz de tudo por uma pessoa e não recebe nada em troca disso, ela não “te friendzonou”. Ela simplesmente está no direito de não querer nada com você. E se ela te usa, te humilha, te trata como todos, quem tem que levantar o banco e sair é você. Não tentem particularizar atitudes “malvadas” para apenas um gênero quando é o seu gênero que domina uma sociedade inteira. Não tente culpar os outros pela sua aceitação como humilhado. Se a pessoa não te quer, ela não te quer. E se você sabe que ela não te quer, está te usando e tu continua forçando isso… meu carx, a culpa certamente é sua.

Além disso, se a mulher fala que “nenhum homem presta”, o que é esta frasezinha misândrica tão inofensiva perto de todos os xingamentos e humilhações completamente misóginas que nós mulheres muitas vezes temos que passar num relacionamento? O que é “nenhum homem presta” perto de uma sociedade esteticamente e moralmente criada para favorecer o próprio homem? Se ofender com “nenhum homem presta” é um branco se sentir ofendido com “racismo inverso”. E mesmo que a mulher se decepcione com outros garotos, isso não te dá o direito de achar que a decepção dela é em vigor de “não ter te escolhido” ou “falta de p*”, afinal, pensar que a felicidade feminina se resume em coisas fálicas é uma bela bomba machista. Falar “não é feliz porque não ficou comigo” é suposição. Com você poderia ter sido pior, afinal não sabemos o dia de amanhã, não é mesmo? Quantas vezes entramos em relacionamentos tendo os melhores pensamentos e saímos com as piores percepções possíveis?

Se mulher fala que nenhum homem presta, não é porque ela não ficou com aquele cara que sempre tratou ela legal, mas sim por motivos particulares que não são da sua conta! Apenas um desabafo intocável perto de tudo o que se faz na terra que é da teoria homem > mulher. E com certeza não disse isso de graça. Friendzone acontece em todos os sexos, todos os gêneros, todos os sabores e todas as cores. Pare de tratar isso como algo particular de homem cis hétero vítima e entenda que não é todo mundo que é obrigado a gostar de ti. Quantas vezes eu já me apaixonei por pessoas que não quiseram nada? Eu vou fazer o quê? Apontar uma arma na cabeça da pessoa? Tratá-la como a culpada da situação?

Não é friendzone. Se chama vida, se você ainda não percebeu! Todo mundo vai levar chutes na bunda, e não trate isso com vitimização.

[Beatles - Hello Goodbye!]

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.



Em: 21/05/2014
Postado por: Camilla

obrigada!





COMENTAR



¬¬ x_x x( o:-) ^^ O.o >.< :~ :hehe: :3 :) :( 8) .-. -.- *-* (zzz) (buh) (;-o) (!!!)

COMENTAR COM O FACEBOOK


10 COMENTÁRIOS NESTE POST


21-05-14 às 11:44 pm
first comment? thank you and come back always!

Concordo com você camila, eu mesma não gosto dessa ideia de “ficar”, pra mim relacionamento é coisa séria, e não para que eu possa me aproveitar das pessoas como muitos fazem, de ambos os sexos, essa a minha opinão. Enfim passando aqui pra dizer que estava com saudade daqui *-*, e que passei um tempo afastada, como sempre kkk, mas enfim estou de volta. Te desejo uma boa noite , bjinhos

  (quote)  (reply)


22-05-14 às 1:50 pm
left 17 comments! you're f*cking vip!

Concordo inteiramente.
Mas uma coisa que eu não entendo é:
- Se é um cara correndo atrás de uma mulher, tadinho dele, é um herói lutando pelo amor dele e ela tem que ficar com ele.
- Se é uma mulher corre atrás de um homem, é uma tonta, que não se valoriza e não entende que o cara não quer nada com ela.
Essa duplicidade me deixa louca de raiva. Porque é que é bonito um homem lutar por um amor e é humilhante quando é uma mulher que luta? Qual é a diferença? Porque é que todo mundo tem tanta peninha dos homens apaixonados? Será que a maioria dos homens não ama??
Não, isso não vale só para mulher, tem muita menina também ficando no “friendzone”.
Hoje em dia, parece que é um crime a gente não gostar de quem gosta de nós. Não dá pra mandar nos sentimentos. Não dá mesmo. E não faz o menor sentido ficar com alguém só porque a pessoa é legal… Que é isso? Ficar por beneficência? Já tentei e o resultado foi péssimo, odiei… sem contar que, afinal, ele nem era tão legal assim! rs
Homem tem mania que mulher só gosta de bad boy e mulher tem mania que homem só gosta de periguete. nada a ver. A gente gosta de quem gosta e ponto final.
Odeio ideias pré-concebidas e essa mania de dar nome a tudo… Curiosamente, a nossa sociedade atual se diz tão liberal e aceitadora das diferenças, mas, ao mesmo tempo, é a primeira a apontar o dedo a tudo o que não é comum. Mania de ser “politicamente correto”. Eu não sou e não peço desculpas por isso. Penso pela minha própria cabeça.
Desculpa aí, sociedade, se eu prefiro ficar sozinha do que com alguém que não me atrai.
Beijinhos

  (quote)  (reply)


23-05-14 às 8:59 am
left 3 comments! thank you honey!

Às vezes a pessoa é legal, mas nao nos sentimos atraídas pra algo mais com essa pessoa, normal! Aposto que com eles tbm eh assim…

E “nenhum homem presta”, tda mulher jah disse ou ainda vai dizer em algum momento da sua vida, rsrs

Beijos
http://vestidasdeluz.com.br

  (quote)  (reply)


23-05-14 às 8:18 pm
left 3 comments! thank you honey!

Obrigado por gostar dos meus poemas… hehe. Pelo menos alguém lê.

Sobre seu post. DISSE TUDO e bem melhor que o meu. Eu tbm fiz um post sobre isso esse mês mesmo… e parece que fica pior cada vez que se aproxima o dia dos Namorados, reparou? Eu Chamei o meu post de “Garotas na Friendzone” colocando mais um pouco de experiência pessoal hehe, tbm motivada pela irritação de ficar vendo um monte de posts desse tipo no Facebook. http://natashabelus.blogspot.com.br/2014/05/garotas-na-friendzone.html

  (quote)  (reply)


24-05-14 às 12:11 am
left 125 comments! you're f*cking vip!

Concordo com você e com o comentário da Mary, se o homem corre atrás é lindo, se a mulher corre atrás não se valoriza.

beijos.

  (quote)  (reply)


24-05-14 às 9:04 am
camilla martins, admin.

Mary,

PISOOOOOOOU MARY! Adoreiiiii seu comment <3

  (quote)  (reply)


24-05-14 às 9:07 am
camilla martins, admin.

Ingrid,

Eu também não consigo ficar por ficar ://////

Beijos!

  (quote)  (reply)


24-05-14 às 2:18 pm
left 35 comments! you're f*cking vip!

Aii meu pai do céu, esse é um assunto complicado…pior quando você está passando por isso. Eu \o/ Realmente o povo arruma rotulo para tudo, enfim…mas um assunto que divide opiniões.
Bloody Kisses!
Monólogo de Julieta (;-o)

  (quote)  (reply)


24-05-14 às 2:38 pm
left 9 comments! thank you honey!

Falou tudo, esse termo friendzone (por mais que seja um termo sensacional e engraçado) não tem nada a ver com a vida real e o que acontece nela. Acho que ele existe sim, mas não do jeito que todo mundo vê, sei lá… Então enfim. Temos que reformular certas coisas no mundo. HEHE

Beijos da Tabatha!
http://www.naocontapraninguem.com
http://www.youtube.com/blogncpn

  (quote)  (reply)


24-05-14 às 2:53 pm
left 75 comments! you're f*cking vip!

Eu acho que essa problematização da friendzone uma babaquice também, mesmo porque eu classifico isso de forma diferente do que as outras pessoas classificam, mas não, TUDO nessa vida é usado ao seu extremo até atingir o ponto do sensacionalismo, me dá sono isso!

  (quote)  (reply)