5 coisas que não gosto na blogosfera atual

Em 14.08.2015   Arquivado em Memes, Rotaroots

Já aviso que vou seguir a risca o que o Rotaroots falou: mês do blogueiro tem que postar muito sim!

Lindinho, né?

Lindinho, né?

Este é o mês do blog. E eu, participando do Rotaroots, não poderia deixar de participar de alguns memes de lá. Pra quem não sabe, o Rotaroots é um grupo onde blogueiros se divulgam e compartilham suas opiniões sobre os mesmos temas escolhidos para determinado mês. Isso ajuda a dar aquele up nas visitas do blog e pra manter a tradição daquela união blogueira e de liberdade de publicação, que hoje parece não existir tanto nessa nova onda de blogs. Aliás, é justamente um pouco disso que vou falar hoje.

1. A busca incansável por fama

Tá, seria hipocrisia dizer que você não quer ter lá suas visitinhas e seus comentários com um blog. Até porque, eu não tô afim de escrever pras paredes. Masssssss essa busca excessiva por likes, compartilhamentos, comentários e seguidas é extremamente cansativo. É como se seu blog vivesse de números. Com isso, a qualidade dos posts vai caindo muito e vira aquela coisa repetitiva: todo mundo fala a mesma coisa pra fazer sucesso.

Por um bom tempo eu vivia assim: respondia nuns duzentos blogs por dia porque queria cada vez mais fama. Resultado: não resolveu (porque tem muita gente nojenta no mundo blogueiro que tem um site legal mas não se dá o trabalho de responder) e existem maneiras bem mais interessantes e certeiras de se fazer uma divulgação de sucesso, como publicidade no Facebook, parcerias com editoras, etc.

2. Superestimados

Uma boa parte de blogueiros famosos parecem que saíram de uma mesma caixa: são exatamente iguais, curtem as mesmas coisas, têm roupas parecidas, fazem resenhas dos mesmos livros e não têm absolutamente nada de criativo e significante a acrescentar. É como se caso um sumisse não fizesse diferença. E eu sempre me pergunto: o que faz deles tão famosos se eles não fazem nada demais? Se já é meio absurdo tratar famosos de verdade como alienígenas, sendo que eles também passam mal, vomitam, dão petê e bebem mais de novo, vão no hospital, no banheiro, etc… imaginem sub-subcelebridades? Er…

3. Esgotamento de assunto

Parece que hoje em dia na blogosfera só se fala em: livros e maquiagem. Maquiagem e livros. Não existe nenhum outro assunto além disso. Saudades daquela blogosfera que falava dos problemas, que reclamava da comida da mãe que queimou, que dizia que foi no médico… Sinto falta da liberdade das pessoas de escreverem. Simplesmente isso. As pessoas só buscam parcerias com editoras, maquiagens, sem realmente se tocar que esse não é e nem nunca foi o intuito de ter um blog: um diário.

4. Desprezo alheio

Você entra no blog. Acha ele legal. Lê o post. Comenta algo massa. Espera dias. Meses. Anos. O Tom Hanks já foi resgatado da ilha de O Náufrago e aquela pessoa ainda não te respondeu. Se fosse só esquecimento, beleza. Mas dá pra perceber que não é: as pessoas só visitam os blogs que lhes convém. É como se o Blogger e o WordPress tivessem virado verdadeiros Linked Ins onde você só se aproxima das empresas mais maneiras e que de alguma forma vão te beneficiar. Isso é nojento.

Mas vejo muito do contrário acontecer: vários blogueiros ficam se gabando de terem vivido as épocas de ouro e esnobando os novos. Hey, stop!

5. Layouts repetitivos

Falando em épocas de ouro, dessa vez vou ter que falar: gente, cês não sabem mais fazer layout não? Saudades dos bevelados, que de ninguém era muito igual: cada um fazia de um jeito pra ser o mais descolado. Tinha quem não fazia bevelado: fazia em colagens. Mas era raro.

Hoje em dia parece que todo mundo quer chegar num mesmo visual igualzão ao de todo mundo. Várias gurias imitando os blogs das famosas da Capricho. Quase nunca sai nada original. Poucas são as pessoas que conheço que fazem algo destacável (alô, Kênia! *-*). Tudo é tão igual: posts, layouts, categorias… é como se eu estivesse dando F5 quando estou entrando em vários blogs.

E vocês: o que não curtem nos blogs de hoje?

Beijos!

Acesse o Rotaroots!

 

  • Larica

    Em 14.08.2015

    (;-o) Livros são legais, QUANDO SÃO LIVROS DIFERENTES, NÉ GENTE, CHEGA DE SAGAS E DISTOPIAS. Eu acho que todo mundo pode falar do assunto que quiser, mas apresentando outras perspectivas. Muita gente gosta, por exemplo, de post pessoal. Mas quase ninguém faz post pessoal hoje em dia. Conteúdo espontâneo é bem mais criativo e chama mais atenção, do que coisas robóticas como resenhas de não sei o quê, recebidos de não sei que mês…
    Eu acho que eu apenas acompanho blogueiras que respondem os comentários e tratam os leitores como filhinhos, sabe? Eu acho mil vezes mais educado e, com esse carisma todo, eu começo a ser quase uma discipula hahahaha Porque realmente é raro essa situação, e fica chato para as blogueiras que menosprezam nós, meros leitores.
    Questão de números, sério, eu tive essa obsessão há alguns meses atrás, mas nem ligo mais. É bom ter seguidores e curtidas para esfregar na cara do contratante de publipost, é, mas é bom quando os leitores interagem muito com você. A fidelidade de um leitor é a maior conquista que uma blogueira pode ter e se orgulhar. Assim, cê vai saber, quando você fizer publi, alguém vai pelo menos pensar em comprar e não apenas olhar e ignorar.

    Enfim, tchau que tenho que ir tomar banho e ce fica postando e nao deixa eu fazer nada da vida, mulher.

    RESPONDER

  • Luly

    Em 14.08.2015

    É muito louco isso do desprezo alheio… Blogueiros famosos que às vezes desprezam os *anônimos* enquanto quem não é famoso às vezes também se acha superior a quem é… Sei lá, pouca gente consegue entender a simples e maravilhosa arte de *ficar de boa*, e não só em relação a blogs, mas em relação a tudo!!
    Os layout iguais às vezes me irritam também, mas acho que isso de adotar um estilo sempre aconteceu, não tem como… O paia é ignorar um blog legal por ele não seguir o estilo em questão, aí vira babaquice mesmo!!

    RESPONDER

  • Marcela

    Em 14.08.2015

    Mulher, tu já tá com 18 anos??? Caramba! O tempo passa mesmo hahaha lembro de ti sim, acho que a última vez que visitei teu blog ele tinha um layout do Barcelona (ou do Messi, não lembro) se não me engano. Que legal que voltou Camilla, como sempre estilosa e soltando as palavras certeiras! Concordo com tudo que tu falou principalmente do lance de blogs que são só sobre livros e maquiagens…aff o povo perdeu a mão. Fiz essa postagem acho que a uns 4 ou 5 dias lá no blog. Legal ver as tuas opiniões sobre o assunto. Vê se não some! =) Beijos!

    RESPONDER

  • Clay

    Em 14.08.2015

    Layouts e nomes né? Tipo vários nomes iguais de blogs rs

    Aliás, por falar em layout.. eu adorei o seu *_*

    RESPONDER

  • Jessica Zuza

    Em 14.08.2015

    Noooooooossa parece até eu escrevendo esse post. (miau)
    Os itens 1, 2 e 3 são meio que um conjunto. Blogueiros famosos parecem todos iguais e não famosos também querem parecer com eles. Com isso fica muito difícil encontrar um blog realmente legal. Tem uma lista realmente pequena de blogs que eu visito com frequência por iniciativa própria. Quanto a layout, pra mim não chega a tanto, porque tem gente que não sabe fazer mesmo, pegam um layouts free - que seguem essa linha que você comentou - e tascam no blog.

    Mas o que mais me irrita, na blogosfera inteira são comentários. x( x( x(
    Pra mim o pior é aquela galerinha que nem lê teu post e manda um “amei, que legal xD - link do blog” o_O ou pior, só colam o Segue acompanhado de uma vida de redes sociais x_x (;-o) sério, só me falta disposição pra ir no blog da pessoa e mandar tomar vergonha na cara.

    http://casteloddiamante.blogspot.com.br

    RESPONDER

  • Stephanie Ferreira

    Em 14.08.2015

    Eu concordo com tudo! Odeio esses blogs mais do mesmo, mesmos assuntos, mesmos livros, tendencia de moda (zzz)
    Layout tão inspirado nas blogueiras famosas que ta na cara que foi cópia, fora os nomes né? Depois do Dezesseis, dos Dezessete, dos Dezoito…
    Tudo para ganhar dinheiro ~fácil~ com blog….
    Tão triste ver a blogosfera deste jeito,
    Um beijo

    RESPONDER

  • Thais

    Em 14.08.2015

    Eu mega fico irritada quando vejo a molecada nova dos blogs que criam algo e seguem uma cartilha pro sucesso: fica homogêneo, sem personalidade…

    A coisa mais legal do blog é ver a cara do autor em tudo: desde o layout até o conteúdo!

    E as copia de layouts atuais: eu li que é ~ tendência~ tsc tsc! Medo total!

    Os comentários com link dentro texto também me irritam: se já tem o campo no topo, pra quer por como assinatura no comentário? Me engana que eu gosto!

    Bjus

    RESPONDER

x_x x( o_o o_O ^-^ >_< ;) :( *-* (zzz) (miau) (hm) (bah) (;-o)