All for Joomla All for Webmasters
Tecnologia

#8 MeetUp de Node.js em Porto Alegre

AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA MELHOR FOTO! VALEU HENRIQUE!!!

OLÁAAAAA PESSOARRRRRRRRRRR! Tudo bem? Hoje vou falar um pouquinho do evento de Node.js que rolou ontem (10/10) na sede da e-Core aqui em Porto Alegre! E, de fato, o evento foi 10/10!!!

Pra quem não sabe, a comunidade de Node.js se reúne pra abordar um pouco dos temas dessa tecnologia mensalmente. A Umbler tá sempre por lá, apoiando os eventos e fomentando o aprendizado do pessoal!

Só que dessa vez o negócio ia ser diferente pra mim: eu não ia ficar só na plateia. Eu também ia palestrar! GENTE, QUE NERVOSO! Hahahahahaha O convite foi carinhosamente feito pelo Henrique Schreiner, o organizador do evento. Era uma imensa responsabilidade, já que estamos falando de uma grande comunidade sempre muito ativa nos meetups, além do fato de que eu seria a primeira mulher/menina/garota/socorro a palestrar lá! NOSSA!

Depois da ajuda do grande e incrível time de devs, infra e de comunidade da Umbler, que me deram vários feedbacks sobre minha palestra e auxiliaram a deixar o negócio 100%, fui até o meetup encarar o desafio!

E foi a melhor coisa possível!!! A minha primeira palestra pública foi um “suuuuuuuuucesso”! O pessoal parecia bem atento e, apesar de na hora de abrir perguntas não terem me perguntado nada (o que me deu um medinho rsrs), depois largaram a vergonha e começaram a fazer várias perguntas! Tanto sobre a empresa que trabalho quanto sobre o tema!

Mas tá Camilla, que que cê falou?

Eu foquei em como a Umbler resolveu alguns de seus problemas internos e externos utilizando Node. Todo mundo aqui ama Node e sempre quis cases pra testar essa tecnologia. Algumas oportunidades surgiram e TCHARÃAAAAA, nós aproveitamos!

Você pode ver a palestra aqui, no canal do meetup!

O primeiro case bem sucedido que utiliza Node foi o Goodbye.Host! Nós, daqui do suporte, sempre tínhamos problemas de migração de dados de clientes. Tanto de sites, quanto databases, emails… era muito caótico! Imagina ter que fazer migrações de clientes enormes manualmente? As coisas foram ficando cada vez mais difíceis a medida que a empresa ia crescendo. Então, precisávamos tomar uma atitude para que as migrações fossem seguras e escaláveis.

Então surgiu o Goodbye.Host. Não da forma como conhecemos hoje, vide o link que disponibilizo aqui. Mas era um script em Perl em que os dados do cara eram inputados e rodados no servidor. Não era escalável, pois tinha que ser um script rodando por vez. E ainda não era seguro, pois tínhamos acesso às informações dos clientes. Porém, já era algo, né?

Depois de muito pensar, resolvemos que o Goodbye poderia ser nosso teste para tecnologias que estavam (e estão) sendo muito faladas, como Docker e Node.js. O Goodbye surgiu da necessidade e vontade de transformar a migração em algo seguro, escalável e que o próprio cliente pudesse fazer se ele quisesse. Os dados inputados pelo cliente morrem no contêiner Docker: não sabemos quem migrou e o que foi migrado. Nunca. Olha que incrível!

MASSSS NÃO É SÓ ISSO! A Umbler também utiliza Node.js para ferramentas internas de verificação de DNS e ciclo de vida de clientes, para ofertar créditos promocionais dentro do nosso dashboard a medida que o cara vai utilizando corretamente nossas features. Além disso, HOSPEDAMOS NODE.JS! E você pode ver mais sobre isso aqui, parça!

Falando sobre as outras palestras (pretendo me aprofundar melhor sobre a minha em algum outro momento aqui no blog), o Waldemar Neto falou sobre o Ecmascript 8.5! Ele nos deu um comparativo bacana sobre versões anteriores e as novas funcionalidades do Ecmascript em sua mais recente versão. Gente, o Waldemar é um cara muito engraçado! Soube fazer uma apresentação bem dinâmica e, apesar de ser um tema extremamente técnico, não ficou cansativo. Esse pessoal de Node arrasa :D

Por fim, tivemos o Henrique, organizador dos meetups, que falou um pouco sobre Getters e Setters no Javascript. O que achei mais legal é que não rolou slide. Simplesmente um Visual Studio Code (parecia ser um, hahahaha) e ele demonstrou exemplos de como utilizar essa funcionalidade do Javascript. Ele falou um pouquinho também sobre “syntax sugar”. Cê tá meio perdido? Cê pode ver mais sobre isso aqui.

Gente, eu amo os eventos de Node e espero poder contribuir cada vez mais pra comunidade. Antes de dar meu adeus, quero dizer que tá rolando votação pra escolher as palestras que completarão a grade do DevDay.RS que rolará dia 18/11 aqui em Porto Alegre E MINHA PALESTRA TÁ NA RETAAAAAAA YASSSSSSS Pra votar, cliquem aqui e deem uma nota massa na palestra de TORNANDO SEUS FREELAS MAIS PRODUTIVOS! Tá? Tá!

Valeu pessoal!!!

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply