All for Joomla All for Webmasters
Dicas

dicas para o sucesso do seu blog

miss marvel tá uma linda nessa foto!

[H]oje, vou dar 15 dicas de como ter um blog com acessos legais, ou pelo menos um blog em que seus visitantes de sempre se sintam confortáveis. Tudo isso baseado na minha vivência de quase seis anos blogando. Vamos lá? Eu vou dar 5 dicas básicas para cada categoria do post, assim tudo fica direto e organizado.

Caso queira mais dicas além dessas, entre aqui.

design

Clareza: é importante que seu blog tenha clareza e combinação nos tons do design. Não adianta nada colocar o fundo preto e a fonte amarela, né? Você não quer deixar ninguém cego, e sim, que as pessoas se sintam a vontade lendo o seu texto. Sendo assim, coloque cores que combinam e que se destacam de forma aconchegante: já vi muita garota, infelizmente, colocando fundo cinza claro com uma fonte um pouquíiiiinho mais escura, e isso dificulta muito. O preferencial é sempre um fundo branco no post e uma cor escura na fonte. Ou cores que se contrastam: um fundo rosa clarinho e a letra marrom. Acho lindo :3

Organização: é legal que seu blog seja organizado e que as coisas sejam encontradas rapidamente. Nada de mil coisas na sidebar: coloque o básico. Isso inclui um resumo sobre você, uma caixa de busca, os links das redes sociais, a parte de categorias ou dos últimos posts e também os meios de publicidade e/ou divulgação do blog. Não coloque muitas tranqueiras na área de posts: ela foi feita para mostrar o post. Só.

Funcionalidade: que seu blog seja funcional, ou seja, prático e bem utilizável. Evite links quebrados ou imagens que não aparecem. Tenha um menu que vá para todas as principais páginas e evite erros em páginas como as de resultado de busca ou páginas para uma categoria específica. Para listar qualquer coisa, como por exemplo categorias, dê preferência à organização alfabética. Como disse no quesito anterior: organização. Organização e funcionalidade andam juntos!

A praticidade também tem que estar na hora de comentar: sem muitos campos para preencher, e por favor: antispam é MUITO chato. Tente outra forma de evitar spams no blog, e se não tiver como, que seja um antispam simples, não esses códigos de barras malditos do Blogger

Criatividade: tenha um diferencial no seu blog. Eu adotei o meu: dei preferência aos layouts que focam em HQ’s e uma ilustração TUDO A VER comigo, coisa que raramente se vê na blogosfera feminina, não é verdade? Além disso, eu mesma desenhei meu próprio cabeçalho e criei um logotipo para o blog. Quanto mais diferente for seu blog, mais atenção isso vai chamar, e conta na divulgação e propagação dele pela internet.

Caso não saiba ilustrar, tenho uma dica ótima para vocês: a Kênia do A Saga da Bota. As ilustrações são lindas, o preço é justo e ela é tão doce que dá até diabetes, hahahaha

Leveza: o seu site tem que carregar rápido (no máximo em 60s), afinal, a internet tem cada vez mais conteúdo e as pessoas cada vez menos paciência. Então tente colocar o menos de imagens possíveis no seu design. Como podem ver, as únicas imagens do meu design são a do cabeçalho, a minha foto e o fundo do blog. Tente não encher muito de gifs na sidebar… isso torna o carregamento mais lento e como eu disse, nem todo mundo tem o dom do yoga e do esperar para isso. Colocando pouca imagem no layout, você pode “abusar” um pouco mais das imagens nos posts.

Caso não saiba de jeito algum fazer um layout legal, não manje de HTML e quer algo diferente e bonito, entre em contato com a Kênia (que já citei) e comigo (que mexo com a área de codificação) pelo e-mail [email protected] ;)

posts

Utilidade: pense no que seus leitores querem ler. Para quem você vai escrever? O quê? Isso é importante para eles? Eles vão sair do seu blog com algo novo em mente? Vai trazer alguma informação relevante? Isso combina com o meu blog? Se você julga o conteúdo que vai postar relevante aos seus leitores, caia dentro disso. Ultimamente, o Sugar Dance só tem trazido DIY, dicas em geral, coisas de cabelo, informações históricas legais (como o post do feminismo), etc. E postagens interessantes geram mais visitas e o retorno é maior. Gosto de postar coisas que eu sei que em nenhum outro blog verei, ou não verei com tanta informação.

Escrita: não seja muito longo, nem muito breve: seja objetivo. Coloque o número de palavras que você julgue necessário para descrever aquilo, mas sem mimimi. Além disso, é fundamental que você preste atenção à ortografia: ler blog com erros de português é cruel. Às vezes o post é super interessante, mas só de ver um “derrepente”, um “poriço” ou alguém usando errado o “mas/mais”, já torna a leitura desgostosa.

SEO: se você não sabe, precisa saber. SEO são mecanismos que você utiliza para que seu post caia na boca do Google e seja mais fácil de achar com pesquisa, gerando visitas. Como fazer isso? Exemplo: meu post fala de cabelo platinado. Logo, no título eu coloco algo que eu sei que a galera digita no Google para achar tal assunto, como “como deixar o cabelo platinado”. Repita as palavras-chaves do post várias vezes ao longo dele (ex.: platinado, cabelo, platinando, etc) e coloque categorias/tags que combinem com seu assunto e com a busca. É perfeito!

Sinceridade: seja sincerx no seu post. Eu odeio ler blogs de garotxs que sempre adoram tudo o que recebem de suas parcerias. Soa falso. Seja sincerx no que você diz: se não gostou, fale. Isso passa credibilidade para quem está lendo!

Imagens: coloque imagens que combinem com o assunto ou com o layout (já viram que sempre coloco algo relacionado às HQ’s na primeira imagem os meus posts?) ao longo dos posts, por entre a escrita. Isso faz com que, aos olhos do leitor, não seja tão cansativo de ler o post. Porque fala sério: dá canseira ver aquele texto ENOOOOORME, né?

divulgação

Comentários: na hora de divulgar por comentários, PELO AMOR DO SENHOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOR, chega desse lance de “adorei seu blog xx me segue”. Por favor, já estamos em 2014. Ou você muda ou você volta para 2009. Comente o post da pessoa, e seja sincerx: eu te garanto que a pessoa vai ficar muito mais feliz.

Redes sociais: tenha uma página no Facebook e, se quiser, um twitter para seu blog. É importante, porque o Facebook espalha muito rápido informações, você mantem organizadamente seus leitores e pode entreter com eles, sempre postando as novidades do blog. Mas por favor: mantenha as redes atualizadas. Se não, não adianta NADA.

Grupos: eu adoro postar o link do post novo em vários grupos de divulgação de blog no Facebook. Caso tenham interesse, seguem cinco abaixo:

  • Um orgulho? Ser blogueira!
  • Blogueiras unidas, jamais serão vencidas!
  • Blogueiras do Brasil
  • Cantinho das blogueiras
  • Eu S2 Blogar
  • Uma forma legal de divulgar o post e a fanpage do seu blog ao mesmo tempo é compartilhando a postagem na sua fanpage com o link do seu post no seu perfil.

    Sorteios: promover sorteios também são uma ótima forma de divulgação. Nos sorteios, exija coisas como o compartilhamento do link do post no perfil do Facebook, Twitter, curtir a página, seguir o blog… isso vai espalhando para outras pessoas o sorteio e, de quebra, divulgando seus outros canais do blog, além do próprio blog.

    Parcerias: seu blog é de livros? Então, faça uma parceria com uma editora, e assim vai. Se seu blog tem um foco, parcerias são bem interessantes. Caso seu blog seja como o meu e fale de tudo, faça parceria com outros blogs e, quem sabe, tente uma parceria aqui ou ali com cosméticos, livros, ou o que você gostar mais de falar.

    Ufaaaaaaaaaaaaa, esses assuntos assim rendem muito aqui! Hahahahaha! Espero que tenham gostado. Termino o post com uma música que eu adoro, da Marina and the Diamonds com a Charli XCX: Just Desserts.

    Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

    You Might Also Like

  • Fernanda Zucolotto
    12/03/2014 at 2:09 am

    E é por isso que todo mundo AMA acessar o blog ta tal Camillinha Martins AUHAUAHEA você< e menos como 2009. Obrigada por espalhar essa informação ao mundo AUEHUAEHA
    Eu acho que o mais essencial é um design organizado e a escrita certinha, com conteúdo que realmente seja legal, sabe? O resto a gente vai concertando com o tempo.

    Um beijo,
    http://www.meianoiteequinze.com.br

  • Renato Almeida
    12/03/2014 at 2:07 pm

    Adorei as dicas, você já tem bastante tempo no blog…
    Acho bacana essa ajuda através de posts que você nos disponibilizou, vou usar algumas.
    Até mais.

  • Mah
    12/03/2014 at 2:21 pm

    Socorro, quanto tempo que não entro aqui ♥ Adorei as dicas, deu até vontade de criar um blog agora hahaha Mas provavelmente eu ia largar depois de uma semana, então é melhor nem tentar.
    Beijoxxxxx :)

  • E.
    12/03/2014 at 2:27 pm

    estou no mundo blog desde 2007 - puta merda, faz muito tempo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! -, e concordo que, para ter credibilidade não adianta sair pro aí falando quaqleur coisa, só porque é bonitinho ou tá na moda. odeio quando sai uma tendência de mdoa e TODAS as bloguerias de mdoa sem correndo apra fazerum post sobre. ou um livro. ou um produto de beleza. eu leio blgos para me localizar no assunto, para saber algo, mas daí um blgo copia do outro, e no fim temos 15648645 bogs com o mesm oconteúdo e as mesma insformações. eu tento postar de um jeito diferente. proque eusei que eu sou diferente. ahha, não. enfim. blogs co maqules layouts kawaii - que eu sei quesão ssas qeu adoram um cinzinha com rosinah bebe que não dá para ler nada - ou aqueles muito PÃ são terríveis. e eu não leio quando colcoam gifs e emoticons no meio do post tipo “h, oi carinha tudo bemcom vocês? carinha então, hoje vamos falar de uma tendencia que eu gosto muito carinha……”

    ia corrigir meus 654687 erros ortográficos aqui no comentário, mas fique com meu hieróglifos! :]
    beijos, E.
    http://apenasmaisumaxicaradecafe.blogspot.com.br/

  • Suzana
    12/03/2014 at 2:47 pm

    Ótimas dicas!!!

    Bjs – Su
    http://www.rosachiclets.com.br

  • Sté
    12/03/2014 at 3:16 pm

    Boas dicas, comentários do tipo ”adorei o seu blog, me segue” são péssimos mesmo, custa a pessoa pelo menos dar uma olhadinha no post e comentar algo antes?? hahaha, #falei

  • Cátia
    12/03/2014 at 7:27 pm

    Adorei o post :D Não podia concordar mais com as dicas
    Não podia concordar mais com o tópico “clareza”. Agora só vejo blogs com um fundo extremamente claro e com a cor da letra um tom aviem da do background. Parece que as pessoas não percebem que dessa maneira é praticamente impossível para ver
    Eu odeio blogs que não abrem (devido ao seu “peso”) e comentários superficiais, pelo menos quando se pode fazer um de jeito

  • Thay
    12/03/2014 at 8:59 pm

    Só acho que tem várias blogueiras precisando receber essas dicas, olha, pq não tá fácil! Acho que a ansiedade em crescer e conquistar visitas tem feito muitas blogueiras se tornarem “apelativas”, o que as faz perder um pouco o foco da coisa. =/

  • Adriana Leandro
    12/03/2014 at 10:13 pm

    E toda dica é sempre válida. Esse seguindo, segue de volta é muito chato. Isso sem falar quando só deixam o comentário para divulgar sorteio. É pra enlouquecer. Eu tb não gosto quando começam o post com: olá moranguinhos, cupcakes lindos ou qualquer outro tipo de tentativa de me chamar de alguma guloseima ou bicho fofo. É chato demais. Bjus!

    galerafashion.com

  • Néa Ventura
    12/03/2014 at 10:37 pm

    Dicas valiosas! Adorei!

    My Holy Place Blog | Facebook | Comunidade no Google+ | Youtube | Tumblr | Twitter

  • Camila Faria
    13/03/2014 at 10:49 am

    Adorei seu blog… me segue???

    Hahahaha! Brincadeira Camilla, eu ODEIO receber esse tipo de comentário também. Dá pra ver que a pessoa nem se dignou a ler o post, uma tristeza!

    Dicas maravilhosas!!!

  • A saga da bota
    13/03/2014 at 12:03 pm

    Gente, que coisa mais linda eu ser citada num post tão esclarecedor como esse! :)

    Brigada Camis, adorei as dicas, que muita gente possa ler e aprender um pouquinho que seja! A internet de 2014 agradece! hihi!

    Beijos! <3

  • Pâmela
    13/03/2014 at 1:20 pm

    Muito legal as dicas!!
    Acho que meu blog se encaixa na maioria, ele é bem funcional!

    http://pamlepletier.blogspot.com.br/

  • Mayara Miquelotto
    13/03/2014 at 2:37 pm

    Amei o post, mesmo pra quem já tem um tempinho na blogsfera, dicas são sempre bem vindas né

    MEU CAPRICHO | YOUTUBE | FAN PAGE

    Beijos,
    Mayara

  • Laura_Bianca
    13/03/2014 at 4:51 pm

    Ótimas dicas Camilla. Gostei muito da que fala sobre sinceridade, já aconteceu de eu falar que não gostei de algum livro e muita gente discordou, o que é normal, afinal as opiniões das pessoas não são iguais, o problema é quando tem alguém que não gosta do que a gente fala. Sério, se for pra falar que eu gostei de um livro sem ter gostado, não falo, até por isso tenho receio de parceiras com editoras.♥

    PiinkCookie.blogspot.com.br

  • Flávia
    13/03/2014 at 7:56 pm

    É bem isso mesmo que você falou, é necessário bom senso, e infelizmente alguns blogueiros não tem.

    Thoughts-little-princess.blogspot.com

  • Thami
    13/03/2014 at 10:40 pm

    Nossa, amei MUITO esse post! Preciso compartilhá-lo para as amigas, porque olha… Tem gente que ainda não entende certas coisas do tipo “comentar direito, ler o post e etc.” hahaha!

    Bitocas!

  • Thamiris Nunes
    14/03/2014 at 9:41 am

    Olá, tudo bom?
    Dicas muito boas… algumas eu já conhecia e tentava seguir, outras eu acabei de anotar para pôr em prática rs.
    Passando pra retribuir sua visita!
    Volte sempre <3
    | Blog Espinha Punk ! | Facebook | Twitter | Instagram |

  • patricia melo
    14/03/2014 at 6:26 pm

    *-* *-* *-* *-* *-* *-* *-* *-* *-* *-* *-* *-* *-* *-* *-*
    nossa, primeira vez que eu vejo dicas para o sucesso com o blog que está completissimo. Amei.
    beijos
    http://mariadezesseis.blogspot.com.br/