All for Joomla All for Webmasters

Como fazer gifs de vídeo

Agora, você vai aprender a fazer esse tipo de gif:

São gifs feitos de algum vídeo, que enchem as páginas do Tumblr e de outros sites, incluindo blogs como o Sugar Dance! O vídeo deste gif é este. Eu mesma fiz, para a minha página dedicada ao FC Bayern München, a Ich Liebe Bayern München.

Vamos começar?

Programas necessários para este tutorial:
Adobe Photoshop CS5 - Download aqui (versão portable mas sem necessidade de serial)
QuickTime 7.1 ou superior - Download aqui (versão 7.7.2.80.56)

O primeiro passo é fazer o download e conversão o vídeo.

FAZENDO O DOWNLOAD E CONVERTENDO O VÍDEO

Bom, eu utilizo o Chrome. Então, eu já tenho um ótimo tutorial para download e conversão de vídeo no Chrome, e ele se encontra aqui.

O vídeo deve ser feito o download em MP4.

Se você utiliza o Firefox ou outro navegador, existe um site muito bacana para download de vídeos! Ele se chama KeepVid. O KeepVid converte o vídeo do Youtube que deseja fazer um gif deste em MP3, FLV, 3GP, WebM… e MP4! E é exatamente disso que precisamos: de um download e conversor de vídeo em MP4.

1. Para utilizar este site, é simples! Entre neste link e no campo que aparece, cole o link do vídeo do Youtube que deseja fazer download e clique em Download.

2. Vai aparecer uma janelinha ou um aviso no seu navegador em amarelo (logo abaixo da barra de endereço) que o Java precisa de sua permissão para fazer este comando (a conversão do vídeo). Lembrando que o Java é um programa MUITO utilizado nos computadores atuais, e se você não tem este programa em seu PC (o que é uma loucura!), faça o download dele aqui.

3. Logo após isso, vai aparecer uma janela de Advertência de Segurança, perguntando se você deseja executar a aplicação KeepVidDownloader. Clique no quadradinho ao lado de Eu aceito o risco e desejo executar esta aplicação, e logo depois, em Executar.

4. Bem… logo após isso, no site do KeepVid vão aparecer os links para download do vídeo já convertido. Clique em Download MP4.

5. Prontinho… o download já vai começar! Agora, basta aguardar a conclusão deste.

FAZENDO O GIF NO PHOTOSHOP

Bem, antes do próximo passo, é necessário que você tenha o Photoshop CS5 instalado (o link do download está no começo deste tutorial) e também o QuickTime, que vai reproduzir o vídeo dentro do Photoshop para que seja feita a seleção da cena para você fazer seu lindo gif! O link para download do QuickTime também está no começo deste tutorial!

1. Bem, vamos abrir o Photoshop! Faça o download dele no link, descompacte (se não sabe como fazer isso, aqui vai outro tutorial) e entre na pasta Adobe Photoshop CS 5, depois de novo na pasta Adobe Photoshop CS 5, depois na pasta App, depois na pasta PhotoshopCS5 e finalmente, procure por Photoshop.exe!

2. Yahoooooo! Que ótimo, o Photoshop abriu! Agora, você vai clicar em File > Import > Video Frames to Layers…

3. Após clicar em Video Frames to Layers, vai abrir uma janelinha. Nessa janelinha, selecione o vídeo que você fez o download em MP4 e clique em Abrir.

4. Vai abrir uma janela chamada Import Video To Layers. Se o vídeo tiver só alguns segundinhos e for bem pequeno, você pode selecionar a opção From Beginning to End, que vai transformar o vídeo todinho em gif. Mas, se o vídeo for um pouco extenso, como por exemplo, o clipe de uma música, você vai selecionar Selected Range Only, porque aí, você vai poder escolher o trecho que quer fazer com que vire gif. Lembrando que o Tumblr só aceita gifs com até 40 frames e com menos de 10MB. E mesmo assim, pode acontecer de o gif não carregar. Cuidado! Sem exageros no tempo de duração do gif! É uma chatice esperar um gif carregar!

O que é Limit to Every —- Frames? No espaço, você coloca um número. Quanto maior o número, menor será o tempo de duração do GIF, porque menos frames serão “produzidos” pelo Photoshop para a criação deste GIF. É como se, quando você colocasse um número maior, o Photoshop diminuísse o tamanho desse gif e o número de frames que ele faria para a criação deste gif serão menores. Eu recomendo para deixar no número 2 mesmo, no máximo até o número 10, se você ver que o gif está com muitos segundos de duração.

Para selecionar o trecho do gif que você quer (se você selecionou a opção Selected Range Only), arraste aquele tracinho ali na linha do tempo do vídeo e coloque esse tracinho quando você quer que o gif comece. Depois, aperte Shift do seu teclado, não solte, e arraste o tracinho até quando você quer que termine o gif. Solte e clique em OK.

Agora, clique em Window > Animation e depois aperte o play! Olha aí, seu gif!

Quer mudar as cores? O contraste? Bem… Em cima da janela de Layers (Camadas) está escrito Adjustments. Aqui no blog tem vários tutoriais de como usar contraste, brilho, o Selective Colorentre aqui e leia (sessão adobe flash and photoshop)!

Lembrando que para escrever no gif, você deve primeiro selecionar o primeiro frame da animação (para a escrita ser aplicada em todos os frames) lá na janela de Animation, e é o mesmo esquema que em quase todo editor de imagens: clique na ferramenta que é representada por um T.

Pronto? Agora clique em File > Save for Web & Devices… e salve como GIF!

Lembrando que se o gif passar de 40 frames, você pode mudar lá na opçãozinha de Limit to Every —- Frames o número (aumentando-o) ou então selecionando um trecho menor do vídeo.

Para diminuir o tamanho do GIF em largura/altura, clique em Image > Image Size… e mude o width (largura) para o tamanho que deseja… automaticamente, o height (altura) será modificado para o tamanho adequado de acordo com aquela largura selecionada!

Qual foi seu resultado final do seu gif? O meu foi esse:

E o vídeo que utilizei foi esse.

Em breve, vídeo-aula sobre o assunto.

Dúvidas? É só perguntar no meu ask-me!