All for Joomla All for Webmasters

Como usar o Pinterest

O Pinterest é uma rede social de fotografias muito lindas, no estilo do We♥It, porém eu considero-a melhor pelo fato de que nós podemos organizar nossas fotos em álbuns e também acho a qualidade das fotos do Pinterest melhores, mais bonitas e mais criativas, além de imagens muito, muito lindas mesmo! Você pode encontrar lá um excelente conteúdo fotográfico para as suas páginas, blogs, etc. Hoje, vou ensinar como utilizar a rede social e claro, salve as melhores fotos no seu computador ou guarde-as nos álbuns do Pinterest para futuros trabalhos.

No final do tutorial ensina como traduzir o Pinterest para português.

1. Acesse Pinterest.com

2. Clique em Participe do Pinterest.

3. Agora você escolhe se quer acoplar a sua conta do Pinterest com o Twitter, Facebook ou então criar uma conta, normalmente. Vou ensinar como criar uma conta normalmente. Clique em seu endereço de e-mail que está em vermelho embaixo dos logos do Facebook e do Twitter.

4. Preencha os dados, como o seu nome de usuário, seu e-mail, sua senha, seu nome e sobrenome e seu sexo (todos nessa respectiva ordem). E claro, se quiser, adicione sua foto, ali do lado esquerdo do preenchimento dos dados do formulário.

5. Clique em Criar conta.

6. Se pedir, complete o captcha (anti-spam) e redigite sua senha ali em cima, se não, vá para o passo 7.

7. Assim que finalmente terminar a sua conta, não esqueça de ir no seu e-mail para ler uma mensagem sobre a confirmação do seu cadastro, que precisa ser feita clicando em um link que será enviado pela equipe do Pinterest. Provavelmente o Pinterest vai pedir também para você dar like (seria o “curtir” da rede social) em algumas coisas.

8. Bem, após isso, acesse novamente o Pinterest.com e em Search, procure pelo tema que você quiser, por exemplo: galaxy (galáxias). É sempre bom procurar os termos em inglês, assim você irá achar mais fotos com o tema que deseja.

BUSCANDO E USANDO O RE-PIN

9. Após procurar digitando e dando um Enter, passe o mouse numa foto que gostou e posicione-o sobre ela. Vai aparecer três opções: Re-pin, Like e Comment. Like é curtir (igual do Facebook), Comment é comentar e Re-pin é justamente “salvar” a sua foto em um painel/álbum que ficará guardado no seu perfil. Vamos ver como funciona o Re-pin? Clique nele!

10. Depois, vai abrir uma janelinha. Você vai criar nessa primeira opção com as bordas arredondadas e depois que clicar, vai digitar o nome do painel/álbum que você quer que salve essa imagem, no seu perfil.

11. Logo embaixo, você vai digitar algo que represente a imagem, como um comentário, um título, e vai clicar em Pin it.

12. Pronto! E se você clicar em uma foto, o que acontece?

CLICANDO EM UMA FOTO

13. Vai aparecer as seguintes opções:


Clique na imagem acima para visualizá-la melhor

Acima estão os comandos do Pinterest com suas respectivas funcionalidades traduzidas e rapidamente explicadas.

SEGUINDO PAINÉIS E MAIS FUNÇÕES


Clique na imagem para visualizá-la maior

14. Acima, mais comandos do Pinterest com suas respectivas funcionalidades traduzidas e rapidamente explicadas.

Mas o que acontece quando você segue um painel? Você passa a receber todas as fotos que foram adicionadas neste painel na timeline da sua rede social (ou seja, na página inicial do seu Pinterest).

PROCURANDO PAINÉIS

15. Quando você for procurar por alguma coisa no Pinterest, você tem três opções: Pins, Boards e Pinners. Ou seja, você pode pesquisar por uma única foto (Pins), por painéis com o assunto que você está procurando (Boards) e por usuários com o nome do que você está procurando.

Veja:

16. Uma dica é procurar por painéis, porque aí você acha muito mais fotos bacanas sobre o assunto que você está pesquisando e pode seguir painéis, tendo sempre atualizações sobre conteúdos que você gosta, como eu por exemplo, que adoro galáxias!

17. Lembrando que Follow, em português, significa Seguir.

Adicionando uma imagem sua

18. Para adicionar alguma imagem legal que você gostou, no canto superior direito do Pinterest, clique em Add+ e clique em Upload a Pin. Escolha o arquivo desejado, o painel pelo qual ele vai pertencer, coloque uma descrição e aperte Pin It (tudo nesta respectiva ordem).

19. Se você quiser adicionar uma imagem diretamente de um link, copie o link da imagem do lugar de onde você retirou e depois clique em Add+ e em Add a Pin. Cole o link da imagem no campo sugerido e depois clique em Find Images. Depois é só adicionar os detalhes que já foram explicados no passo 18 e concluir clicando em Pin It.

20. E se quiser adicionar um painel, clique em Add+ e em Create a Board. Em Board Name, coloque o nome do painel, e em Board Category, selecione a categoria do seu painel (se tiver dificuldade, use o Google Tradutor!), depois escolha se o painel vai ser secreto ou não (off diz que não e on diz que sim). Em Who can pin it é apenas para convidar amigos por e-mail ou por nome no Pinterest para curtirem seu painel, nem precisa colocar esta opção. Depois clique em Create a Board.

FINAL

E para seguir alguém, basta clicar no perfil da pessoa e depois clicar em Follow All, assim você vai seguir todos os painéis e fotos que essa pessoa postar.

E o mais legal de tudo: TRADUZA PARA O PORTUGUÊS!

Para traduzir para o Português o Pinterest e ficar bem mais fácil de mexer, passe o mouse no seu nome ali no canto superior direito da tela e depois clique em Settings.

Depois, na página que vai abrir, em Language, selecione Português (Brasil) e no fim da página clique em Save Profile.

Pronto!

Trouxe um tutorial o mais detalhado que pude. Mais detalhes irei adicionando com o tempo. Se tiver qualquer dúvida, por favor, consulte meu ask-me.