All for Joomla All for Webmasters

Efeito Hover no Flash

Eu sei que o Flash é um programa muito útil e muita gente se interessa em mexer nele. Então, eu estarei ensinando algumas coisas ao longo da minha aprendizagem.

Agora, nós vamos aprender a fazer efeito hover no Flash. É algo super simples e não exige tempo. Apenas paciência.

1. Abra o seu Flash, eu não sei se os outros programas de flash tem o mesmo design que o Adobe Flash. Eu recomendo o Adobe Flash porque ele é pioneiro e algumas coisas podem não haver em outros programas Flash. Eu uso o Flash CS5 e ele está disponível na versão Trial aqui.

Obs.: Quando for criar um documento novo, escolha o ActionScript 2.0, ok? Se quiser modificar o tamanho do documento, aperte Ctrl + J.

2. Enfim, abra um novo documento (File - New) e se quiser, ajuste as medidas. Com a ferramente Text Tool (o símbolo é um T, e você pode achá-la apertando T do seu teclado) clique no seu documento e escreva qualquer coisa nele. Eu vou escrever: Sugar Dance.

Obs.: Lembrando que na aba “Properties” você pode mudar a cor, fonte, tamanho e outras coisas do seu texto. Mas a edição, você escolhe como fica. O meu “Sugar Dance” vai ficar em preto.

Clique aqui para ver um print dessa primeira etapa.

3. Agora, selecione a ferramente Selection Tool (o símbolo é uma seta de mouse preta, e você pode selecionar ela apertando V do teclado) e clique sobre o seu texto.

4. Feito isso, aperte F8 do seu teclado.

5. Vai aparecer uma janela chamada “Convert to Symbol”. Em “Type”, mude de “Button” para “Movie Clip” e dê “Ok”.

Obs.: Veja como é essa “janelinha” do Convert to Symbol para você não se perder.

6. Você pode notar que agora o seu texto está “dentro” de um quadrado com borda azul claro e com um círculo no centro, não é? Então. Com a ferramente Selection Tool dê dois cliques nessa bola.

7. Seu texto vai continuar selecionado. Aperte F8 novamente.

8. Agora, vai aparecer novamente a janela do “Convert to Symbol”. Em “Type”, troque “Movie Clip” por “Button”. E dê “Ok”.

9. Novamente, o texto estará “dentro” da caixa com borda azul claro e com o círculo no centro, como você já viu antes. Clique duas vezes na bola com a ferramenta Selection Tool (a seta de mouse preta).

10. Pronto! Agora colocamos a mão na massa. Tá vendo a “Timeline” ali embaixo? Então. São os frames do botão. Clique no quadrado embaixo do “Over” e dê F6.

11. Agora, vá na ferramenta “Paint Bucket Tool” (o famoso baldinho de tinta, e você pode selecionar ela usando K do teclado) e mude para a cor que você quiser. Olha só um print completo aqui!

12. Agora, dê Ctrl + Enter para ver como ficou o seu trabalho.

Pronto! Agora dê Ctrl + Shift + S e salve seu arquivo. Depois aperte Alt + Shift + F12 para publicá-lo e salvá-lo no “Meus Documentos”. Prontinho (: Espero que tenha gostado do tutorial. E mais desses virão! Obrigada e qualquer dúvida, consulte meu Ask-me!