All for Joomla All for Webmasters

Criar loja virtual com OpenCart

Me pediram um tutorial de como fazer uma loja online igual a minha. Bem, neste primeiro tutorial eu vou ensinar a fazer e, num futuro tutorial, em como personalizá-la como eu personalizei, adições básicas de formas de pagamento e também em modificações de configurações.

O primeiro passo é que você tenha uma hospedagem com suporte a Softaculous. Softaculous é um script que instala automaticamente tudo o que você quer: WordPress, OpenCart, Coopermine e vários outros scripts de instalação como até mesmo Joomla e fóruns. O Fantastico também é outro script de instalação, mas eu vou ensinar por onde eu sei: o Softaculous. Então, antes de querer uma loja, contrate uma boa hospedagem (eu sugiro a Origiweb, não é marketing nem nada, eu uso e eu acho muito boa) e não esqueça de perguntar se ela tem Softaculous no Cpanel. Entenderam?

1. Acesse seu Cpanel. Cpanel é um painel de administração de tudo o que você tem no seu site. Veja um exemplo prático aqui.

2. Procure pela parte Software/Serviços do seu Cpanel e procure pelo Softaculous. Clique nele.

3. Abaixo, você vê o que é Softaculous.

Do lado esquerdo da sua tela, procure pela categoria E-Commerce. Clique nela e depois clique em OpenCart.

4. Vai abrir a página da instalação do OpenCart. Clique em Instalar, em azul, no canto superior.

5. Preencha o que é recomendado antes da instalação. Veja a imagem abaixo com as dicas da instalação:

Se quiser ver maior, basta clicar na imagem. Não esqueça de, preenchidos os dados, clicar em Instalar.

6. Feito isso, aguarde alguns segundos ou alguns minutinhos (varia de acordo com a velocidade da sua internet) e então terá instalado seu OpenCart/Loja virtual. Aí, é só usar!

Observações: caso queira que a loja seja instalada num hostee igual a minha (shop.sugar-dance.org) basta criar o hostee no Cpanel e na hora de selecionar o domínio de instalação, no menu drop-down mostrado na imagem procurar o hostee criado.

Há um site muito interessante e que me ajudou muito na criação e desenvolvimento da minha loja, e o link de acesso está aqui. Os tutoriais são ótimos e ensinam simplesmente TUDO. Desde criação do design até adicionar formas de pagamento como cartão de crédito, PayPal, boleto bancário, depósito, calcular frete, etc. Sem contar que as dúvidas são sempre esclarecidas. Recomendo!