All for Joomla All for Webmasters

Dicas de estudo

Eu conheço muitos sites bacanas e dicas legais para fazer o estudo render. Enfim, primeiro, vou apresentar um vídeo MUITO bacana para vocês.

O vídeo é engraçado, mas também passa uma BOA mensagem sobre dedicação e ótimas dicas para ABSORVER o conteúdo aprendido, para não ficar se matando nos grandes vestibulares da vida. Eu vou falar sobre cada uma das dicas e ainda complementar com mais dicas legais.

AULA DADA É AULA ESTUDADA

Isso sempre funciona. Quando chegar da escola, não vá para o Facebook. Vá para a mesa de estudos. Abra o caderno e o livro, sente-se em sua mesinha e comece a estudar e interpretar o conteúdo aprendido. Anote dúvidas que podem ser tiradas futuramente com seu professor. Não estude só o que o professor passou… pesquise na internet o assunto da aula e procure por vídeo-aulas e textos para aumentar o seu conhecimento, e procure também por exercícios na internet e em livros (o seu didático mesmo, da escola), que ajudem na fixação da matéria. Estude sobre esse assunto até a última prova sobre isso. Mas mesmo assim, depois do conteúdo ter sido passado, mesmo que seja de outro bimestre, é sempre bom parar para relembrá-lo de vez em quando, porque em seis meses, se não praticarmos o que estudamos, esquecemos 90% do que foi estudado. Ou seja: temos que praticar, se não o conteúdo não é absorvido! Mesmo se a matéria for de um bimestre passado, pegue o conteúdo às vezes, para relembrar!

RESUMA O QUE VOCÊ APRENDEU

Abrindo parênteses nessa dica do professor, RESUMA tudo o que você aprendeu. Faça textos resumindo todos os dados dos sites e dos livros que você está estudando e pesquisando. Resuma o que você vê em vídeo-aulas e assim, você estará absorvendo melhor o conteúdo (porque escrevendo você consegue memorizar com mais facilidade o que aprende) e será mais fácil na hora de estudar nas próximas vezes, lendo apenas o que é necessário.

NUNCA FALTE DAS AULAS

O que adianta você querer passar na USP se você não tem nem frequência na escola? Você só deve faltar por um motivo de EXTREMA importância… algo que te impossibilite TOTALMENTE de ir para a escola. Simples dores de cabeça e cólicas podem ser resolvidas com remédio. Mas claro, se você teve uma crise de enxaqueca ou uma cólica que não passa só com remédio, não vá para a escola, descanse, porque estudar doente NÃO RENDE. Não rende MESMO! Eu sei disso pois tenho enxaqueca e quando tenho minhas crises, passo mal, vomito em todo mundo e a última coisa que faço é prestar atenção na aula. Porém, quando o assunto é: médicos, compromissos… eles podem ser marcados num fim de semana. Agora, se não rola MESMO, e tem que ser em dia de semana, marque em dias mais suaves, como um dia pós-provas. Porque aí, o semestre ou bimestre vai ter acabado de ser encerrado, e os professores ainda estão começando a passar a matéria nova, então dá tempo de se recuperar. Quem estuda principalmente em escola técnica, como eu, sabe o quanto é DURO faltar na ETEC, já que os professores estão sempre passando trabalhos ou atividades para nota que dificilmente eles irão passar outro dia. Então, não é que você NUNCA PODE FALTAR, mas evite, EVITE MESMO, porque se ele passou uma explicação importante, você vai ter que correr atrás de vídeos, que não são a mesma coisa quando você não teve a explicação do seu professor sobre o conteúdo dado.

NÃO FALTAR NAS AULAS mostra que você tem RESPONSABILIDADE. E responsabilidade é algo FUNDAMENTAL e OBRIGATÓRIO quando você quer um ÓTIMO futuro profissional.

NÃO SE CONTENTE COM O BOM

Sempre pense que você pode fazer mais do que você já faz. “Eu poderia estudar, me dedicar mais”. Um profissional que para no tempo e se contenta com pouco, é ultrapassado e vive de migalhas. Nós sempre temos que buscar mais. Procure mais fontes, procure mais exercícios. Pense que os alunos da sua sala não são só seus coleguinhas de sala, são seus concorrentes em futuras provas de universidades. E você com atitudes maduras, vai estar um passo à frente de todos eles. E de muitos outros alunos por aí.

FAÇA ANOTAÇÕES DA AULA

Eu disse antes, dos resumos, e vou reforçar isso: ANOTAÇÕES NA AULA, enquanto o professor explica, são MUITO boas. “Mas aí a gente não entende o que o professor diz”. Meu professor de Matemática diz algo muito bom: a gente tem que saber fazer várias coisas ao mesmo tempo, porque em faculdade o professor não pega na sua mãozinha e escreve, ou espera você terminar suas anotações. Pessoas que não se preparam para a dinâmica do Ensino Superior se chocam MUITO quando chegam lá. Não tem mais ninguém para pegar na sua mão e te ajudar. As pessoas são até mesmo cruéis em comparação com o Ensino Médio, porque elas não estão nem aí para você. São todos concorrentes. Acabou aquela ideia do Fundamental de que somos todos amiguinhos e a popularidade que importa. Você está em outro mundo agora.

Mas voltando às anotações: é muito MUITO importante anotar pelo menos os principais pontos da explicação do seu professor. Já fiquei muito embolada por pensar “ah, não preciso anotar, já entendi” e depois ter esquecido todo o conteúdo e ter que ficar correndo atrás de vídeo-aulas que, como já disse, NÃO SÃO a mesma coisa quando você não tem a explicação do seu professor… vídeo-aulas e a explicação do professor não são a mesma coisa… É muito melhor ouvir ao vivo do que na internet por uma pessoa que dificilmente vai conseguir tirar suas dúvidas, pela distância e pelas outras VÁRIAS dúvidas que ela tem que tirar de outros internautas.

CHEGA DE FRESCURA!

Qualquer professor detesta esses aluninhos cheios de mimimis. “MIMIMI, a professora não espera a gente terminar”, “MIMIMI, o professor pede pra gente fazer lição enquanto faz a anotação”, “MIMIMI, o professor passou coisa que não explicou”. Não adianta reclamar, você precisa AGIR. O Ensino Médio não está mais de brincadeira. Você tem que mostrar competência e MATURIDADE. Se o seu professor passa A e explica B, FALE COM ELE. Reclamar internamente não adianta nada. Ensino Médio não é lugar de fofoca. Pare de frescura, porque na faculdade vai ser muito pior, e o professor não vai dar nem 10 minutos para você terminar sua lição! O Ensino Médio é um momento de transição em que temos que acabar com nossos vícios de Ensino Fundamental.

CONVERSE COM SEU PROFESSOR NO FIM DA AULA

MUITO importante. ACABE com a sua timidez de perguntar. Se você não curte perguntar na frente de todo mundo ou tem medo de ser zoado pelos seus coleguinhas, no final da aula, chame o professor de canto e pergunte para ele. Sugira também que os professores tenham algum e-mail para contato, para tirarem dúvidas dos alunos. Sugira também um e-mail PARA A SALA! Assim, A SALA pode ter um contato melhor e mais direto com seus professores. Além disso, os professores também vão poder passar conteúdos e também exercícios auxiliares para a sua sala pelo e-mail desta. Tire dúvidas! Não tenha medo de tirá-las, por mais IDIOTA que seja a dúvida.

TIMIDEZ

Sei que é difícil, mas o Ensino Médio é um período em que a timidez na sala de aula tem obrigação de acabar, pelo grande número de seminários e também de dúvidas que você precisa tirar. Se você é EXTREMAMENTE tímido, pode pedir para o seu professor que, ao invés de um seminário, lhe passe um trabalho. Porém, isso não vai ser bom para o seu futuro profissional. Procure alguns vídeos, como esse, para acabar com a timidez. Existem também matérias em revistas teen, como essa. Acabar com a timidez é um obstáculo que deve ser superado para se dar melhor na sua carreira. Num caso MUITO GRAVE de timidez, em que você não consegue se relacionar com quase ninguém, procure uma terapeuta.

NÃO CONVERSE DURANTE A AULA

Uma coisa muito boa que o Jubilu disse nesse vídeo foi: o cara que está ali quer realizar seu sonho. Além disso, você conversando durante a aula está atrapalhando quem quer aprender, e não somente o professor. Então, não atrapalhe o desempenho dos outros, e nem O SEU desempenho e o da aula em si. CALE A BOCA! Tem gente que quer prestar atenção no que o professor tá falando, sabia?

Sentar na frente pode te ajudar

Eu sei bem como é sentar do lado das suas melhores amigas. NÃO TEM como a gente não puxar um papo no meio da aula. Se você sabe se controlar, quando a sua amiga vier de conversinha, diga para ela que quer prestar atenção. Agora, se você REALMENTE não consegue ficar quieta mas REALMENTE quer aprender… não dá para fazer as duas coisas ao mesmo tempo, então, sente na frente. Eu fiz isso e garanto que a aula rende MUITO mais! Vai ter momentos da aula em que você PODE SIM conversar… quando terminar a explicação e os exercícios. E outra, pra quê existe intervalo, entrada, saída… né?

ESTUDE POUCO MAS ESTUDE TODO DIA

Todo dia é dia de estudar. Final de semana também. Não precisa ficar igual um louco em cima dos livros: meia horinha, ou até mesmo, uns 15 minutinhos para cada matéria que você aprendeu no dia já são suficientes.

PROGRAME O QUE VOCÊ VAI ESTUDAR

Faça um cronograma de estudos. Se o seu professor passou funções inorgânicas, não estude tudo num dia só, porque é cansativo. Na segunda, estude ácidos, na terça, básicos, na quarta, óxidos, e assim por diante. Vai ser uma meia hora de estudos por dia, e vai render muito mais e o seu cérebro vai gravar melhor, do que ficar TODO DIA estudando tudo de uma vez. Vai pesar, você não vai conseguir nem raciocinar o que tá estudando. Isso vale também para um vestibular: segunda, estude matemática, terça, estude Física, e assim por diante. Foi assim que passei em 9º numa ETEC onde mais de 1000 pessoas se inscreveram e fiquei apenas 3 questões atrás do primeiro colocado. Não estou falando isso para me aparecer, e sim para inspirar vocês.

ESTUDE EM BIBLIOTECAS

Como o professor disse, AMBIENTE AGRADÁVEL!

Grupo de estudos NÃO DÁ CERTO se…

Galera da sala quer montar um grupo de estudos pra galera tirar dúvidas. É interessante porque os mais nerds vão ajudar os que tem dúvidas e tal, PORÉM, não pode virar baderna. Galera tem que ESTUDAR, se for para fazer fofoquinha e ficar zoando, não dá certo. Tem que ter concentração e maturidade suficiente para entender que lugar de estudar foi feito para estudar. E quando for fazer trabalho em grupo na biblioteca, PELO AMOR DE DEUS, não faça bagunça, porque biblioteca não é playground.

Faça um ambiente agradável de estudos na sua casa!

Tenha uma mesinha de estudos sempre limpa e com todos os seus livros e cadernos e pesquisas organizadas em pastinhas. Um ambiente tranquilo, arejado e que não te faça se distrair. O computador pode até ficar do lado, mas tenha CONSCIÊNCIA de que só deve ser utilizado para pesquisas, e não para o Twitter. O auto-controle é muito importante nessas horas. Se seus pais não param de falar e a TV estiver alta, avise para eles que você vai fechar a porta do seu quarto para estudar. E que eles não fiquem toda hora entrando, né? Isso desconcentra qualquer um.

NUNCA MADRUGUE ESTUDANDO

Deus ajuda quem cedo madruga. Mas para trabalhar, não para estudar. Eu sei como é falar: “ah, durmo agora e acordo de madrugada para estudar”, e ou eu estudar mas não absorver nada ou então eu não acordar, perder o horário e me desesperar completamente estudando loucamente sem um resultado produtivo.

planejamento

Palavra essencial para qualquer um que quer estudar decentemente. ESTUDE COM SAÚDE! Durma bem, coma bem… parece bobagem mas reflete MUITO no seu estudo.

ALIMENTE-SE BEM NA HORA DA PROVA

Não é feijoada, mas também não é miojo. Por favor, né gente? Bom senso. Foi o que eu disse anteriormente: SAÚDE reflete SIM nos estudos. E vá no banheiro antes da prova, se não você fica apertado e começa a se concentrar mais na bexiga do que na prova.

fichário ou caderno?

Nada a ver com feijoada, mas importante: o que é melhor no Ensino Médio, fichário ou caderno?

Bem, no Ensino Médio passam MUITA COISA de Português e Matemática, então o que eu aconselho é o seguinte: um caderno de dez matérias para Português, um de dez matérias para Matemática e o fichário para as demais matérias. No Ensino Médio não se pode carregar muita coisa, é completamente desagradável. Se sua escola tiver armários, MELHOR AINDA. Não tenha um caderno para cada matéria, isso é coisa do Fundamental. Lembra? ACABE com vícios de Fundamental. Além disso, eu já me ferrei MUITO dividindo caderno para várias matérias, perdi várias folhas que eu arrancava ou anotava em outros cadernos e fui misturando as matérias, anotando Biologia em Inglês e Física em Artes. Foi horrível!

ORGANIZAÇÃO, outra palavra fundamental.

RESOLVA AS QUESTÕES MAIS FÁCEIS

BATATA! Eu tenho mania de insistir em fazer as questões em ordem, e não faço as mais fáceis primeiro. Faço as mais difíceis, ficando MEIA HORA numa questão. Depois, eu faço as mais fáceis com pressa e aí tiro um lindo de um I (a nota mais baixa da ETEC) na prova, mas não porque não sei, e sim porque não me preparei direito e não tive dinâmica na hora de realizá-la. Pense no ENEM: cada questão tem três minutos. Já treine isso nas suas provas, assim você terá agilidade num vestibular.

FIQUE POR ÚLTIMO

Ótima dica do Jubilu. Quem sai primeiro das provas não é aquele ser humano que sabe tudo (momento Tony Stark). E sim, aquele que não sabe nada e foi chutando. Fique por último, assim dá tempo de pensar, revisar e terminar toda a prova com cautela.

REVISE

REVISE sua prova. Isso é MUITO importante. Eu já deixei de tirar notas maiores com erros bobos que poderiam ser vistos em uma correção.

FAÇA SIM a prova de caneta

Esse lance de “faça de lápis e depois passe à limpo” é balela, porque eu sempre me dei mal com isso… você escreve um texto ENORME e ainda tem que passar à caneta? NÃO! Faça de caneta, mas faça com CUIDADO. Assim, você já vai estar treinando a sua atenção e a sua cautela. Eu não aconselho fazer de lápis e depois fazer à caneta porque nem sempre dá tempo e alguns professores não vão aceitar. PROVA é documento! Seu professor enche o saco te dizendo isso, né? Mas é verdade! Você assina RG de lápis? Não! Então cuide da sua prova como se fosse seu RG. E CUIDADO QUANDO FOR USAR GABARITO, PELO AMOR DE DEUS. Qualquer rasura é fatal. E uma dica: usem caneta preta nas provas, pois você já se prepara para o ENEM, que só usa caneta preta. E no vestibular, leve DOIS MILHÕES de canetas pretas e teste TODAS. Vai ser ridículo chegar nos coleguinhas e falar que não fez a prova porque você não tinha caneta. Sério.

NÃO DECORE

Assim, você não absorve conteúdo. Simples, né?

SAIBA O BÁSICO DA SUA MATÉRIA

Tem gente que chega no Médio aprendendo logaritmo mas empaca numa conta de frações. Tem dúvida em MMC? PESQUISE. Coisas básicas sempre caem no meio de matérias difíceis, por exemplo: logaritmos com fração. Se o professor fala de alguma coisa que você já estudou no Fundamental mas você não lembra como faz, anote e pesquise depois, porque isso vai te ajudar futuramente. Os outros vão empacar, você não.

OS OUTROS SÃO SEUS CONCORRENTES, E NÃO SEUS COLEGUINHAS

Tenha isso em mente e você vai longe. Mas não leve isso tão à sério: não seja anti-social, por favor.

REVISE O CONTEÚDO NAS FÉRIAS

Porque no Médio, um ano letivo é ligado ao outro, então é importante revisar tudo o que foi estudado no ano que passou nas férias, assim você estará muito mais preparado que seus concorrentes no ano que vem aí. Até porque, ninguém estuda nas férias. Este é seu diferencial.

Bem, por hoje é só. Qualquer outra dica e eu atualizo isso aqui. Me perguntem no ask-me se tiverem dúvidas.

Breve, eu publico uma página só com sites para bons estudos.