All for Joomla All for Webmasters

Formatando texto no NVU

Esse tutorial é um tutorial básico de como formatar texto no NVU. Algumas coisas bem simples que você mexe em qualquer editor de HTML.

Baixe aqui a o NVU.

formatando texto

1. Abra o NVU e escreva qualquer coisa. Eu vou escrever Camilla.

2. Selecione o texto (Ctrl+A).

3. Tem algumas barras na parte superior do NVU, não tem? E tem um menu dropdown (aquele que você clica na setinha e aparecem várias opções) escrito Body Text. Clica lá e vai vendo as opções, testando. Ali aumenta a fonte ou edita ela de acordo com o que você quer. Em Address, você coloca a fonte para ficar num padrão de endereço, em itálico. Nos Headings, você vai aumentando a fonte ou diminuindo. Também tem o Paragraph e o Preformat. Eu vou usar o Paragraph, que é Parágrafo.

4. Depois, do lado, tem dois quadrados um sobre o outro. Um é preto e o outro é branco, não? Ali é a cor da fonte e a cor do fundo. A cor da frente é a cor da fonte, e a cor de trás é a cor do fundo da escrita.

5. Com o A pequeno e o A maior, você muda o tamanho da fonte. Quanto mais você clica no A maior, mais a fonte aumenta. Quanto mais você clica no A menor, mais a fonte diminui.

6. O B, U e I são negrito, underline e itálico.

7. Do lado tem a lista numerada e a lista de bolinha. A lista numerada é assim:

  1. Um
  2. Dois
  3. Três
  4. Quatro
  5. Cinco

A lista de bolinha é assim:

  • Um
  • Dois
  • Três
  • Quatro
  • Cinco

8. Do lado tem o posicionamento do texto. Isso é fácil! Se o texto fica para a esquerda, centralizado, para a direita ou justificado.

9. Do lado tem dois icons de textos. Um com uma setinha verde para a direita e outro com a setinha verde para a esquerda. Aquilo é como se fosse a tecla tab, você clica e vai dando um parágrafo à mais para o texto, ou tirando parágrafos.

10. Na barra de baixo, tem um menu drop-down escrito Variable Width. Ali são as fontes!