All for Joomla All for Webmasters

Wolfram Alpha: como utilizar

Eu descobri o Wolfram Alpha ano passado e todo o seu incrível conteúdo. É um site maravilhoso para nos ensinar matemática dos pés até a cabeça. Nele, podemos escrever a conta que quisermos que ele soluciona para a gente. Se você criar uma conta, pode ver o passo a passo da resolução até três vezes ao dia (para uso ilimitado, necessita de conta pro). Vou ensinar nesse tutorial os comandos básicos para utilizá-lo.

Mas mesmo com uma conta free, dá para usufruir muito bem desse site incrível. Bem, vamos começar criando uma conta.

1. Acesse o site do Wolfram Alpha.

2. No canto superior direito, clique em Sign in.

3. Abrirá uma janelinha dentro do site. Clique em Create an Account.

4. Preencha o formulário como indica a imagem abaixo:

Não esqueça de clicar em Create Account no final de tudo.

5. Logo após isso, a janela vai se fechar e o site vai carregar automaticamente. Pronto, você está logado! *-*

6. Vai abrir uma janela enorme explicando como mexer no site, mas… já que você vai aprender aqui (e traduzido), clique em Or continue with your FREE account.

7. Pronto, agora sim. Vamos aprender a mexer no Wolfram.

FAZENDO CÁLCULOS NO WOLFRAM

Veja abaixo o que algumas coisas significam:

+ é adição
- é subtração
* é multiplicação
/ é dividir
^ é para elevar um número (ex. 2^2 = 2²), ou seja, potenciação
Parênteses é quando você quer isolar/destacar um elemento, colocando-o em modo preferencial. Vou dar um exemplo prático:

Eu quero fazer 8 mais 8 dividido por dois. Se eu digitar assim:

8 + 8 / 2

O dois só vai dividir o segundo oito, ficando: 8 + 8 / 2 = 8 + 4 = 12, e não a soma 8 + 8, que ficaria (8 + 8) / 2 = 8. Percebe que os resultados são diferentes? Para que eu divida 8 + 8 de uma vez, eu o coloco em parênteses. Veja:

(8 + 8) / 2

Entendeu?

[ ] colchetes e { } chaves também podem ser usados. Chaves torna a conta mais importante que colchetes e e parênteses, e colchetes é mais importante do que parênteses. Coisas que aprendemos no Fundamental, né gente? *-*

Você também pode usar letras, como x, y, z, enfim. Calcular qualquer fórmula que seja. É só digitar direitinho. Por exemplo, a fórmula da conversão de Celsius para Fahrenheit:

C / 5 = (F - 32) / 9

Você também pode utilizar mais 4 opções: raiz quadrada, graus, pi e infinito. E como digitar isso? Bem, veja que logo abaixo do campo para digitar contas têm alguns ícones. Clique no que parece um teclado:

Depois, veja que há essas quatro opções que eu falei:

Também há outras opções, mas elas são indisponíveis para contas FREE.

NA PRÁTICA..

Bem, então vamos colocar uma conta qualquer. Vejamos… 8 / 2 + 4 / 5. Somas de fração… Bem, digite a conta no espaço em branco, como mostra a imagem a seguir:

Depois, clique no “igual” que fica ali, no fim do campo onde a gente digita a conta.

Agora, vamos entender cada parte do Wolfram e depois, ensino como a gente vê passo a passo a resolução. Bem, abriu agora a página onde mostra a resposta, resoluções e até mesmo outras formas de montar sua conta. Bem, veja a imagem abaixo e o que significa cada parte da página.

Clique na imagem acima para visualizá-la maior

Está vendo a setinha em rosa na imagem acima? Ela aponta para a opção Step-by-step solution. É essa opção que mostra passo a passo como fazemos a conta. Lembrando que, em contas free, ela só pode ser utilizada até três vezes ao dia, mas aí é só criar outra conta para você e continuar usando mais três vezes sempre que seu limite estourar.

Clicando nessa opção, vai abrir uma janela dentro do site.

Lembre-se que a opção Show all steps nem sempre funciona, aí você vai ter que clicar em Next step até finalizar a conta.

E acima, a conta completa (tem mais depois da barra de rolagem, mas é basicamente isso), passo a passo. Se você quiser que sumam esses “balõezinhos” em azul acinzentado com as dicas de como fazer cada conta (o que eu não aconselho, mesmo sendo em inglês), clique em Hide hints.

E fica assim, sem as dicas:

Se quiser que as dicas voltem, clique em Show hints.

CELSIUS E FAHRENHEIT

Isso é só um exemplo sobre como resolver uma conta de fórmula no Wolfram. Vamos lá:

1. Vamos supor que eu quero converter 50°C para Fahrenheit. Como seria? Bem, na fórmula C / 5 = (F - 32) / 9, é só substituir C por 50, pois já temos o valor de Celsius.

Ou seja, digite isso na barra:

Então, é só apertar o igual com o mouse ali no site ou pressionar Enter no teclado e:


Clique na imagem acima para visualizá-la maior

Se o Step-by-step solution não estiver ali no campo de Exact result, ele vai estar em Solution.

Bom, aí você já sabe: acompanhe a resolução. Algumas vezes, o Wolfram vai dar uma solução mais complicada, mas pelo menos quando você precisar de ajuda, já sabe aonde recorrer.

Espero que vocês tenham entendido ;)

Dúvidas? Tire-as em meu ask-me.