All for Joomla All for Webmasters
Lugares Textos

Diferenças entre São Paulo e Porto Alegre

Chimarrão é uma coisa realmente muito boa <3

Essa é uma coisa que sem dúvida as pessoas sempre me perguntam. Quais são, afinal, as grandes diferenças entre Porto Alegre e São Paulo? Há toda aquela história de que ambos são separatistas… pra ser bem sincera, os movimentos separatistas de São Paulo são absurdamente pequenos. Pelo que eu vejo, né. Enquanto isso, as pessoas no sul no máximo demonstram uma grande admiração pela cultura gaúcha. Não existe aflorado aquele sentimento “nós vamos nos separar”. Apenas brincadeiras de suposta superioridade. Poucas pessoas levam isso realmente a sério, pelo que eu vejo nas ruas.

Mas com certeza o povo gaúcho tem boas diferenças com o pessoal de Sampa. Pra começar que eles têm água e a gente não (e isso é bem tenso hahahahaha, vivo sendo zoada aqui por isso).

A verdade é que acho que não tá fácil pra ninguém. Mas vou adorar falar um pouco mais desse estado que eu tô amando *-*

Cultura

Na questão cultural os gaúchos são absurdamente mais apegados. Tem cara que sai na rua com traje típico, a maioria das pessoas no fim de semana sempre saem com a companhia de seus chimarrãos, o sotaque e as gírias são bem presentes além de apreciarem bastante as comidas típicas do estado. Eu sempre tive interesse em tomar chimarrão e posso dizer que é muito bom! Mas nem pense em botar açúcar: você será um eterno sofredor de bullying da parte deles.

Times de futebol

Aqui a rivalidade é muuuuito  mais legal! Como são só dois times, cada vez que tem Grenal é como se fosse fim de campeonato. A galera se reúne total nos bares, buzina igual maluco, fica deprimido se perde… Eu acho muito gostoso o clima das torcidas daqui.

Água

Tá. Eles têm. Nós não e eu já disse isso. Acontece que às vezes fico meio agoniada: pelo fato de terem, vejo as pessoas dando uma abusada no consumo. Enquanto em São Paulo eu tinha que dar descarga com água da chuva em baldes, aqui percebo a galera sempre descuidada sobre a situação da escassez.

Cuidado gauchada, cês ficam zoando “nóis” e daqui a pouco vai “moiá” pra vocês x_x  hahhahahhaha

Cidade

A cidade é bem menor do que São Paulo e tem muito clima de interior. Quando cheguei aqui achei que estava em Campinas (interior de São Paulo). Aqui é muito tranquilo e até o centro parece centro de cidade do interior. Por ser uma cidade bem menor e com menos pessoas, os serviços aqui funcionam bem melhor (públicos!). Além disso, as pessoas são educadas e é mais difícil ver lixo na rua, com uma pequena exceção ao centro. O ar é o contrário de São Paulo: bem úmido. Vive chovendo e nada seca nesse lugar.

Sobre transporte público: eles têm um trem aqui que chamam de metrô, mas parece mais o trem de SP e é meio lerdo. A passagem é um pouco mais barata e diferentemente de Sampa, o passe escolar deles também serve como meia, o que é muito bom!

Os ônibus NUNCA vão ter aquela sensação de enlatado que se vive em São Paulo. Já cheguei a pegar ônibus em horário de pico que era até de boa comparado com SP. Inclusive: aqui há dias de passe livre pra quem não tem condições de passear. Massa, né?

 Comida

É muito comum aqui eles comerem coração de galinha e, obviamente e como todo mundo já sabe, carne. Acontece que eles comem bem menos do que eu imaginei que comessem. E eu que voltei a comer carne me afogo nos coraçõezinhos de galinha (pensando em um dia voltar a comer só vegetais… sou muito bipolar nesse assunto!). Aqui tem um sanduíche maravilhoso, chamado xis. Mas não é simplesmente um x-burger… é muito grande. Parece um beirute. E absurdamente gostoso. A comida aqui em POA é mais barata e mais saborosa!

Garanto que é maior que isso, hahahahaha

Gírias

As gírias gaúchas são meio toscas HAHAHAHAHA E nem falo das tradicionais como “bah”, “che”, “barbaridade”, etc. Mas sim de umas que… nossa… “afudê” que é algo tipo muito f*da. Tem também “rateando” que seria “moscando” em Sampa. “Capaz” que é tipo “nada a ver”. Eu sempre me confundia. Bom, e tem a clássica: cacetinho HAHAHAH Eles se estressam quando zoamos disso.

Bom, a verdade é que ambos os estados têm gírias toscas então nem cobro muito isso hahahaha O mais bizarro é que em SP falam que tenho sotaque daqui, e aqui sempre me falam que tenho sotaque de SP.

Points

Aqui tem muitos lugares legais pra dar rolê. De parques, tem o Marinha, Germânia e o mais famoso deles: o parque da Redenção. Os shoppings a maioria são de uma mesma empresa, chamada Bourbon, que é bem legal. Extra? Isso não existe aqui. Pelo menos nunca vi. O que tem são mercados que nunca tinha ouvido falar antes: Zaffari e Nacional. E eles têm uma cerveja que só tem aqui: Polar. Que povo chique, né? hahaha

Porém, o lugar que mais gosto é a Cidade Baixa: fica no centro de Porto Alegre e é como se fosse uma Rua Augusta de nós paulistas. Lá tem um buffet livre de segunda à sexta dia e noite por DEZ reais. Ah sim: eles chamam self-service de buffet livre.

Pretendo fazer um post com os points maneiros para visitar daqui de Porto Alegre. Tem muito lugar bacana e baratinho pra ir :)

Acho que tô ficando cada dia mais gaúcha haha Estou amando esse estado, sem dúvida! :)

You Might Also Like

  • Poly
    07/09/2015 at 10:02 pm

    Quem mora/morou em SP sempre vai achar qualquer outra cidade do Brasil “pequena”, mas vai saber se virar tranquilo.
    Só que eu acho SP uma cidade muito mais tranquila de se virar sozinha (apesar de ser enorme), pelo simples fato das coisas estarem no Google. Em outras cidades isso não acontece :O
    Experiência de alguém que não é de SP, mas tenta viajar pelo resto do Brasil e não consegue encontrar informações precisas na Internet :x
    Boa sorte em POA!
    Bjuxxxxx

  • Maíra
    08/09/2015 at 1:26 pm

    obrigada cá *—* nossa senhora, eu realmente fiquei FELIZ demais pelo seu comentário, você sabe que eu amei tudo o que você disse! eu estou tentando pensar em coisas boas, quando vem pensamentos ruins ahah e o blog me ajudou demais!

    AII que post demais, porque adoro essas diferenças, que faz o nosso Brasil ser assim né? ahahaha cultura no sul, realmente é bem mais forte, acho LINDO a cultura do sul!!
    isso é complicado, quando temos demais, a possibilidade de usar demais ou exagerar, é bem grande :(
    Nossa essa coisa de transporte público, tinha que ser assim, em todos os lugares né? ahaha
    hum, comida no sul ahahhahaha
    ADORO o sotaque do sul! acho demais, essa coisa cantada *-*
    ai deve ser legla a gente trocar de estado assim, pra morar, eu já fui pra minas, já fui pra goiás, mas é diferente né, ficar muito tempo! mais posts sobre porto alegre, por favor, porque é demai! <3

    beijos :*

  • Mih Farbo
    08/09/2015 at 7:33 pm

    Sou pirada em conhecer esse cultura, fora o friozinho né?
    Adorei a comparação Camilla! Beijo

  • Cris
    09/09/2015 at 10:11 am

    Os lanches daí são iguais os daqui então, enormes, cheios de coisas e precisa de dois para comer um e ainda sobre hahahaha Mas são os melhores, sem dúvida *-* Tenho muita vontade de conhecer o Sul, parece ser bem legal e animei bastante com Porto Alegre! Quem sabe um dia, né?
    Beijos! =**

  • Clay
    09/09/2015 at 1:53 pm

    Um dos desejos da minha listinha “Fazer antes de morrer” está conhecer Porto Alegre! Eu tenho tantos amigos virtuais por aí..

    Ahh eu vim aqui só agora, porque você tocou no assunto lá no meu blog.. Eu fiz as batatas na panela de pressão! Aproveitei um fds que fiquei sozinha (minha casa tem muita gente) e segui sua dica.. Quase queimei a mão (criança né..), mas adorei..
    Ela fica bem douradinha e crocante por fora e bem cozidinha por dentro

    Já compartilhei geral essa dica!

  • Wanessa Oliveira
    09/09/2015 at 3:48 pm

    sou louca pra conhecer melhor o Sul, tem muitas cidades, atrações e comidas bacanas hahah.
    Curti as diferenças do post :)
    bjoka http://diadebrilho.com

  • Emilly
    09/09/2015 at 7:29 pm

    Eu moro em Porto Alegre e é meio estranho vocês falando cacetinho sem eu dar risada,pra nós é tão sei lá,normal.
    E em questão ao transporte público eu fiquei tipo ??? pq no meu ponto de vista aqui é horrível essa coisa de lotação no ônibus entre oito da manhã ( ou sete) e cinco horas da tarde

  • Camila Tuan
    09/09/2015 at 9:22 pm

    Acho que eu iria gostar muito desse lance de cultura, eu gosto bastante.
    Ai parece ser bem legal de morar.

    Beijos

  • Thami
    09/09/2015 at 10:54 pm

    Mas coração de galinha é bem bom né? Amo quando vou em churrasco ou naqueles lugares de self-service e tem coração de galinha na parte de churrasco <3 puro amor! Amo carnes! Esse "capaz" é fácil de confundir mesmo, sei disso porque as vezes converso com pessoas gauchas e elas me mandam isso e eu fico tipo "capaz o que?" hahahahaha! Tá ficando cada dia mais gaúcha, mas SP não sai de você :P hahaha é sempre assim! Enfim, to adorando esses seus posts falando de Porto Alegre e São Paulo, porque são duas cidades que eu não conheço meeeesmo, então acaba sendo interessante.

    Beijos!