All for Joomla All for Webmasters
Feminismo Reflexões Textos

maiores erros das pessoas sobre feminismo

carol danvers, símbolo feminista da marvel!

[E]sse post é um post pra, quem sabe (né?) abrir a cabecinha de muita gente. Vejo muitos homi falando coisas absurdas sobre feminismo (se bem que isso nem deveria ser novidade para mim) e infelizmente muitas mulheres que reproduzem esses machismos e absurdos, mas isso não é culpa delas, já que vivem desde o primeiro suspiro numa sociedade que diz que homem > mulher, mesmo que a diferença seja ridiculamente um órgão reprodutor. Então, vim aqui para desmistificar alguns absurdos que eu vejo baseados em vídeos e em argumentos completamente sem fundamento.

A série “Maiores erros das pessoas sobre feminismo” terá duas partes. Esta é a primeira. Postarei a segunda parte (e final) bem em breve ♥ Um post para homens e mulheres se inteirarem neste assunto que ainda gera tanta dúvida, contradição e argumentos infundados de quem não entende (ou não faz questão).

1. Machismo é o oposto de feminismo
Não, não, NÃAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAO. O machismo é a opressão masculina sobre a mulher. É a dominação e o fato de achar que tem o direito de se impôr sobre uma pessoa apenas pelo seu gênero sexual. O fato de enfraquecer uma mulher só por ela ser… mulher (cis ou trans). É o “sua puta” ou o “você tem roupa curta, merece ser estuprada”, ou então o “mulher ganha menos que homem”, “mulher tem que lavar a louça”, etc. O feminismo nada mais é do que a busca pelos direitos iguais entre homens e mulheres. É impossível haver uma sociedade de opressão ao homem se o machismo está sendo construído ao longo de todos estes séculos.

1.1 Não sou feminista, sou humanista.
NÃOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO *CHORANDO* Olha as coisas que eu leio: “não sou feminista, eu quero apenas direitos iguais pra ambos, ou seja, sou humanista”.
Não, você é FEMINISTA (ou PRÓ-FEMINISTA caso seja homem). PARABÉNS.
Nunca mais falem que vocês são “humanistas” se não eu vou bater em todos vocês com um Pokemón de pelúcia. HAHAHAHAHAHA!

2. Femismo
Um termo muito usado, porém errado. O femismo seria teoricamente um “sexismo pró-feminino”, em que a mulher seria superior, ou seja: “o contrário de machismo”. Porém esse termo é errado, pois simplesmente não existe. Não existem casos de mulheres querendo ser superiores ao homem. Como eu disse: feminismo = direitos iguais e justos. Falar que feminista quer ser superior é balela, querer deslegitimar o nosso movimento. Não tem essa de minoria querer ser superior: queremos igualdade, liberdade e justiça! Além disso, para haver uma sociedade em que homens são oprimidos pelas mulheres, deveríamos voltar séculos e séculos e milênios atrás para contextualizar isso… e isso se conseguíssemos. Entendam melhor o que eu digo sobre voltar no tempo vendo esse vídeo, que resume o que eu digo porém com o racismo.

Para assistir com legendas, basta clicar no botão “legendas”, no canto inferior direito, selecionar o idioma “português” e clicar em “ativo”. Valeu, Nathan!

3. Se liberar o aborto, todo mundo vai sair abortando
Isso é uma grande mentira, comprovada por dados. O Uruguai legalizou o aborto não faz muito tempo, e olha só: os abortos caíram (veja link aqui)! O que isso quer dizer? Significa a segurança da mulher em ter o direito sobre o seu corpo e o conforto em poder fazer algo seguro e saudável, sem ser uma carnificina, como vemos por aí, e isso traz resultados estatísticos.

4. Se mulher quer igualdade, por que não luta também por alistamento obrigatório?
Porque o alistamento obrigatório apenas masculino é consequência da própria sociedade machista. O fato de homens não acharem mulheres capacitadas para pegarem em armas e irem para guerra fez com que os próprios tirassem esse direito das mulheres! Porém, é historicamente comprovado que mulher pode botar homem pra correr, como as soviéticas fizeram com os nazis, como por exemplo o Exército Vermelho da URSS que tinha comandantes mulheres e que, depois do final da Segunda Guerra Mundial, mulheres do lado oriental alemão, que tinham mais autonomia do que no ocidental em que a mulher continuou sendo dona de casa, tinham até uma vida sexual melhor (vejam documentário).
Além disso, coisas como “taxa menor para mulheres em boates, aposentadoria mais cedo, etc” são comprovações de inferiorização social da mulher, como se ela não fosse capaz de pagar tanto quanto o homem ou se aposentar com a mesma idade por ser “mais fraca”, e nós não apoiamos nada disso. Lutamos contra o alistamento e esses tipos de coisas de forma indireta, lutando pelo fim da sociedade patriarcal. Com esse fim, tudo vai ser igual pra ambos os “gêneros sexuais”, inclusive coisas como estas. Além disso: se reclamam tanto de alistamento, lutem VOCÊS contra ele. Não foi mulher que inventou isso, então parem de reclamar pra nós.
Acho engraçado homem querer falar que somos vitimistas quando os caras ficam choramingando pra gente alistamento obrigatório mas não podemos reclamar de a culpa do estupro cai para a gente. E por favor, será que alguém aqui quer comparar o trauma de um alistamento obrigatório com um estupro, ou com um aborto criminalizado? E acho engraçado o homem falar de comodismo feminino quando nós temos que correr atrás e lutar por várias coisas que homens sempre tiveram, rs.

5. Mulher tem que ganhar menos porque é o homem que paga a conta
Essa é outra ideia completamente machista. As mulheres tem totais condições de sustentar sua família, tanto que o número de mulheres chefes de família está crescendo (veja reportagem aqui). Não só isso, como também as mulheres são a maioria em empreendedorismo no Brasil (mais de 50%, como mostra aqui) e são as que fazem a empresa viver melhor e com mais segurança econômica (como mostra essa reportagem).

6. Se fosse bonita, não seria feminista
O fato de irmos contra padrões sociais estéticos é confundido com o fato de não nos sentirmos bonitas. Muito pelo contrário: as mulheres feministas são as que se sentem mais bonitas e as que têm os melhores relacionamentos (pesquisa daqui é bem interessante, apesar de usar de forma incorreta o termo “homem feminista”), justamente por se desprenderem dos padrões estéticos impostos pelas mídias “voltadas para as mulheres” e viverem de bem com o seu corpo, sem se ajustar a nada. Conheço muitas garotas que depois que aderiram ao movimento, se sentem melhores. Além disso, todas as feministas que eu conheço vão contra movimentos feministas seletivos, como é o caso do Femen, que escolhe as mulheres que vão entrar no grupo por etnia e por “padrão estético”. Isso não é nada feminista, já que pregamos por igualdade e pelo bem-estar feminino, e que o feminismo deve alcançar sem excessões todas as mulheres!

7. Feminista não raspa o suvaco
GENTE, isso é muito idiota. O fato de algumas feministas não rasparem os pelos não é por obrigação perante o movimento (“tem que ficar peluda pra ser feminista”), e sim por desejo próprio: algumas querem se desprender do padrão estético de que “serra pelada é mais bonito”, então simplesmente param de se depilar. Eu já fiz isso e confesso que é bem mais tranquilo do que ter que ficar raspando toda hora pra “ser vista mais sexy”. Você se aceita muito melhor exatamente como é.

Em breve, terei um segundo post para falar a parte final e complementar esse assunto que ainda traz tantas dúvidas e contradições para quem não conhece direito o tema. Espero que algumas dúvidas sobre o feminismo tenham sido sanadas. Fiquem com uma música feminista da minha Gaga maravilhosa: Hair!

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

You Might Also Like

  • Camila Faria
    14/04/2014 at 10:59 am

    MARAVILHOSO Camilla. Post de utilidade pública! Can’t wait pela parte 2!

  • Luly
    14/04/2014 at 12:33 pm

    Minha mãe divina, por que será que as pessoas ficam nessa de que os homens pagam as contas, né? Acho que a última coisa que quero na minha vida é alguém pagando minhas contas por mim, homem ou não!
    Desde que essa questão do estupro tem “estourado” nas redes sociais (o que acho certíssimo) tenho visto cada barbaridade, inclusive quem tem brincado com o assunto, acho que com os direitos humanos a gente não brinca e pronto!

  • Lari
    14/04/2014 at 1:20 pm

    Bom dia!
    Muito bom seu post, me fez pensar sobre, é muito importante estar de bem consigo mesma, se desprender do que os outros mandam seguir
    Tem nova postagem no blog, confere? http://maybe-i-smiled.blogspot.com.br/
    Deus abençoe sua semana, beijos

  • Sté
    14/04/2014 at 1:34 pm

    Esperando pela segunda parte, super esclarecedor e alguns itens são tão o que eu penso.
    Ahh em Israel as mulheres vão para o exercito.

    beijos.

  • Giuli Castro
    14/04/2014 at 3:48 pm

    Otimo post! Parabens!
    Beijos
    http://www.salada-frutas.com.br

  • Nakagami
    14/04/2014 at 4:33 pm

    Acho que machismo e feminismo esta muito errado cada um defende a soberanize do seu sexo , o certo é todo mundo igual e pronto .
    http://www.ourblackpen.blogspot.com

  • J. A. Santos
    14/04/2014 at 6:01 pm

    Olá Camilla, muito interessante, ansioso para a parte dois, indicar esse post para alguns amigos hahaha, depois eu vejo o vídeo. Mulheres não precisam ser submissas ao homem, elas tem o poder de dominar o mundo. Tem post novo lá no blog, passa lá tem post novo.
    Abraços,
    J. A. Santos

  • Camilla
    14/04/2014 at 7:31 pm

    Nakagami,

    Querida Naka, tome mais cuidado em comentar posts sem lê-los, o que você falou está erradíssimo teoricamente, e pior ainda: foi uma coisa que eu citei logo no começo do post :(

    enfim, beijos!

  • Gabrielly
    15/04/2014 at 1:07 am

    Ótimo post, aprendi bastante coisa.
    O machismo é um absurdo, mas não há como igualar o que não é totalmente igual.
    A mulher é um sexo mais frágil e isso é notório.
    E quando tentam se igualar (no que diz respeito a tudo), sofrem por causa do esforço além de suas capacidades.

    Lutar contra o machismo sim, mas não creio que a mulher seja igual ( no que diz respeito a todos os termos), ou superior ao homem. Mas os machistas precisam aprender que nem sempre ser mais frágil é ser menor

    Beijos, G.R ♥ (Uma semana de PAZ, para todos nós)
    http://gabriellyrosa.blogspot.com

  • Mary
    15/04/2014 at 11:02 am

    Ahahah esse é um post que, como diria Copélia, “prefiro não comentar”.
    A minha visão sobre o feminismo atual é bem… digamos assim… bem própria. Então, apesar de concordar com algumas coisas que você escreveu, esse é um assunto que eu prefiro que seja tabu para mim! Eheheh
    Beijos*

  • Pâmela
    15/04/2014 at 4:31 pm

    Hahahah adorei sua opinião. O primeiro do machismo vejo muita gente cometendo esse erro e é uma coisa super clara, a opressão deles é grande e forte! Está no nosso dia a dia.
    Sabe eu sou formada em letra português e literatura e lembro que o professor perguntava na questão dos livros e eu sempre falei desse meu lado que apoia o feminismo, sempre preferi obras voltadas pra isso.

    http://www.pamlepletier.com/

  • Thay
    15/04/2014 at 10:16 pm

    Naquela manifestação do Facebook, o “Eu não mereço ser estuprada”, li tanta baboseira que deve dar pra cinco vidas. Era tanta gente sem noção do que está falando que dá vontade de voltar lá só pra colocar o link desse post, acho que ajudaria muitas cabecinhas ocas.

  • Marcela
    16/04/2014 at 11:10 am

    Que post maravilhooooso! Vontade de mostrar ele pra todo mundo sabe ahaha. Parabéns pela postagem.

    Ah fique feliz em saber que você é Little também ♥
    Beijos, beijos ♡

    http://dearitgirl.blogspot.com.br/

  • clay
    17/04/2014 at 3:40 pm

    Essa de que mulher tem que ganhar menos ae forçou a barra , a amizade.. geral, e se eu pegar uma dizendo isso dou porrada e soco na costela..

    Sobre o aborto eu concordo, acredito que sendo legalizado sera pelo menos uma forma higiênica, pq se a mulher quiser fazer ela vai fazer do mesmo jeito e dane-se onde e em que estado..

    Super curti sua publicação =D
    e não sou feminista =/

  • Flávia
    18/04/2014 at 2:11 pm

    Gostei de tirar algumas dúvidas que tinha sobre o assunto e ler a sua opinião, e concordo não dá para julgar um movimento antes de conhecer do que realmente se trata.

    Tem tag para você no meu blog.

    Thoughts-little-princess.blogspot.com

  • Adriana
    18/04/2014 at 9:14 pm

    SÓ LI VERDADES!
    Você disse TUDO que eu penso.
    Principalmente sobre o aborto. Não acho que a legalização vai contribuir com o crescimento de mulheres abortando. Claro que as pessoas tem que ter consciência sobre seus atos… Mas se a pessoa não tem condição de ter um filho, é melhor que não tenha ao invés de simplesmente ter e deixar a criança passar necessidades, vontades ou abandonar (como acontece muitas vezes…).

  • Tabatha
    19/04/2014 at 6:33 pm

    “Senão vou bater em vocês com um Pokemon de pelúcia!” AHHAHAHAHAHAHA Gente, eu ri demais nessa parte!!! <3

    Mas esse texto taí e devia ser divulgado pro mundo pra aprenderem o que é feminismo, porque tá meio ridículo mesmo a quantidade de estupros palavrais que eu escuto HAHAAH Sério! Ainda mais de quem é feminista e não se acha feminista….. Oh céus. Arrasou aqui!

    Eu tava em provas, então não pude responder antes porque tava super atolada estudando, por isso demorei pra retribuir a visita, tá? Mas já tô de volta! (:

    Beijos da Tabatha!
    http://www.naocontapraninguem.com

  • Gabrielly
    20/04/2014 at 5:45 pm

    Beijos, G.R ♥ ( Feliz Páscoa ‘ Cristo Ressuscitou \o/ )
    http://gabriellyrosa.blogspot.com

  • Néa Ventura
    25/04/2014 at 4:12 pm

    Essa confusão começa por algumas mulheres que se auto denominam como feministas, e saem fazendo protestos sem fundamentos, exibindo o corpo, que no final de tudo vira baderna. Adorei sue post, explica tudo muito bem, não é possível que não entre nadinha na cabecinha desse povo que não sabe distinguir 6 de meia dúzia né?

    My Holy Place Blog | Facebook | Comunidade no Google+ | Youtube | Tumblr | Twitter