All for Joomla All for Webmasters
Tecnologia

TcheLinux de Bento Gonçalves

É NOIS NA UNIVERSIDADE DE CAXIAS SIM

E aí pessoal, tudo tranquilo? Sábado agora rolou outro Tchelinux: desta vez em Bento Gonçalves! Vou contar um pouco mais pra vocês como foi o evento :D

Eu nem preciso dizer que fiz uma loucuragem pra ir no evento em Bento, né? Eu simplesmente fui numa festa, virei a noite na festa, cheguei em casa 5h da manhã e de lá fui pro ponto de encontro da viagem. Como eu sobrevivi? Além do evento ser massa, é porque tinha MUITO CAFÉ! HUAHUAHUAHUA

Chegando lá, rolou a burocracia de sempre: credenciamento, apresentação do Tchelinux, os dados maravilhosos de pessoas que já passaram pelo evento e de doações de alimentos para famílias carentes, etc. Aí, começaram as apresentações!

A primeira que vi foi do DEUS TOP Matofino, que falou sobre a utilização de MongoDB com Docker. Ele ensinou como rodar uma aplicaçãozinha em MongoDB dentro de um contêiner do Docker. A apresentação se encontra logo abaixo pra galera poder entender bem certinho:

E o mais legal da apresentação é que eu aprendi que dá para subir e rodar contêineres online, através do site Play with Docker. O seu contêiner fica online por 4h e, depois de cair, é só subir ele de novo e começar tudo do 0. Se for uma coisa fácil, nem é tão tenso começar de novo, né?

Depois, teve uma apresentação MUITO F*DA do Fernando da KingHost sobre segurança e hacking de contêineres no Docker! O pessoal adora sair igual uns doidos baixando imagens sem saber se elas são seguras e se não vão danificar algo no servidor ou na aplicação. Será que realmente o DevOps está preocupado com a segurança do Docker? O suficiente?

Pra ter uma noção de como isso é importante mas passa batido: o Fernando fez uma imagem para Docker que no nome dela dizia que havia um cavalo de troia na imagem. E não é que mais de 600 pessoas baixaram a imagem? Isso que estava no nome do projeto. Agora, imagina se está mais escondido? Sua aplicação pode estar ameaçada e você nem se dá conta.

No slide abaixo temos toda a apresentação do Fernando e ele também dá dicas das melhores ferramentas para se utilizar de segurança de Docker, desde oficiais até algumas customizadas (tanto free quanto pagas).

Depois, eu vi um pouquinho da apresentação do Ivan sobre podcasts, em que ele deu algumas dicas bem bacanas. Por exemplo, ele se importa muito mais com o conteúdo e pauta do podcast do que com questões técnicas (como microfone, mesa de som, etc). Todas essas coisas a gente dá um jeito. Já o conteúdo tem que ser bom, né? Ele comentou também como é engraçado a diferença de preparação de podcasts daqui para, por exemplo, nos EUA, onde é algo muito mais “deixa rolar” do que perfeccionista, como rola aqui. O Ivan está organizando o Tchelinux de Erechim, em que tô tentando ir (tomara que role hahahaha).

Como esta palestra começou um pouco atrasada, eu vi um pouco dela e um pouco da do Leo, em que ele deu algumas dicas de ferramentas Open Source para Cloud Computing, como: oVirt, OpenStack e OpenShift. Ele também falou bastante sobre como as grandes empresas de tecnologia adoram utilizar ferramentas opensource em seus projetos, já que elas estão sempre sendo evoluídas pela própria comunidade.

Das palestras que eu vi, foi basicamente isso ;) Foi muito bacana ir pra outra cidade participar de um evento como esse. Vou tentar ir pra Erechim agora! Se não rolar, tem Meet de Docker dia 4 e Meet de Node (com apresentação minha AEEEEEEEEEEEEEEEEEEEHOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO) dia 10!

É nois, galera!

You Might Also Like

  • Regis Tomkiel
    26/09/2017 at 6:12 pm

    Hey!
    Muito obrigado por tua presença!
    Foi um evento sensacional e esperamos que cresça cada vez mais.

    Valeu!