All for Joomla All for Webmasters
Tecnologia

MeetUp de PHP: PHP TestFest Setup

eu muito sansa sim tentando entender os contêineres da vida

Ontem rolou um evento bem bacana aqui na sede da Umbler, em Gravataí. Fiquei bem feliz porque acho o espaço que a empresa disponibiliza pra esse tipo de coisa muuuuito legal :D E o evento foi de PHP, que apesar de não ser lá minha linguagem de programação favorita, foi a primeira de back-end que eu tive contato, por causa do WordPress!

Mas afinal de contas, o que seria um PHPTestFest? Trata-se de uma iniciativa da comunidade para testar funcionalidades de uma versão que está para sair. No caso do PHP, essa versão será a 7.2. A ideia do PHPTestFest que será feito no Rio Grande do Sul é de dividir o evento em duas etapas, onde uma delas foi ontem. Nesta primeira etapa, é feita uma introdução ao evento e também são demonstrados os primeiros passos para, quando houver a segunda parte, já estar com o ambiente de testes pronto.

Os primeiros passos para se organizar para o grande dia são:

  • Instalar o Docker.
  • Instalar o contêiner do php-qa.
  • Escrever testes.

Eu sou a típica programadora go horse que sai escrevendo direto em ambiente de produção e simplesmente ~caga~ pra ambientes múltiplos e pra testes, então toda vez que esse assunto vem à tona eu fico meio ZzZzZzZ

MAS EU TÔ ERRADA!

Sinceramente é MUITO importante que façamos testes para evitar uma série de problemas que vão desde o deploy até a utilização do usuário final. A iniciativa de testar uma linguagem e contribuir com o crescimento dela é algo que além de acrescentar muito no currículo (já que isso é bem difícil de vir de brasileiros…) dá aquele orgulhinho de: eu faço parte disso!

E quem fizer os testes mais eficientes vai ganhar prêmios. Quais? A galera ainda está definindo. Mas só de saber que dá pra ganhar coisa a gente já fica meio:

Existe um passo a passo mais detalhado de como fazer a instalação e deixar o ambiente de setup engatilhado para a próxima fase. Ele pode ser visto aqui.

A apresentação do MeetUp em si foi bem rapidinha, pois infelizmente choveu muito e tinham poucas pessoas, mas é aquela coisa, né? O importante não é quantidade e sim qualidade hahahahahaha No final rolou pizza e um bate-papo topper sobre a nossa área em geral. Todas as coisas que envolvem lidar com programadores mais velhos, programadores que acham que você tem que nascer sabendo uma linguagem de programação e que seu software não precisa ser nem um pouco documentado: se o cara for bom tem que bater o olho e sair programando.

Infelizmente a questão de testes, até como eu falei lá em cima, às vezes é um pouco subestimada na área de TI. Aqui na Umbler a gente sempre foca em fazer algo com bastante qualidade, e isso inclui uma série de coisas, incluindo refatoração e testes.

Dá pra perceber que quando vão falar de testes em um evento os programadores já ficam meio ZzZzZzZzzZz, MAS É algo que a gente precisa encarar o preconceito e evoluir :D

Bom, acho que é isso. Foi algo bem rapidinho mas importante, então tô indo nessa! É nóis!

Para acompanhar os próximos MeetUps de PHP, acessem aqui.

You Might Also Like

  • TcheLinux de Gravataí - Sugar Dance
    19/09/2017 at 11:08 am

    […] a palestra foi muito massa! Eu já tinha conhecido o Fernando no PHPTestFest, que eu falei em outro post e sem dúvida ele é um cara muito competente e conseguiu em uma hora […]