All for Joomla All for Webmasters
Alemanha Diário Porto Alegre

Primeiro dia como professora de alemão!

Pra quem não me acompanha nas redes sociais, recentemente consegui um emprego bem bacana aqui em Porto Alegre. Sou professora de alemão ;) Desde quando me formei no nível B1 (avançado) eu comecei a dar aulas particulares e tinha a intenção de, em São Paulo, iniciar um projeto para dar aulas de alemão (eu não sabia se para feministas, na igreja que na época eu frequentava ou para crianças carentes de uma comunidade que eu morava próxima). (miau)

Meses depois, o meu sonho finalmente se realizou: consegui passar nos testes para lecionar o meu idioma favorito. Hoje foi a minha primeira aula e contarei um pouquinho de como é bacana ser professor. Nada melhor do que não reter conteúdo, mas sim, passá-lo para quem o deseja. ;)

Primeiro dia

A minha primeira aula de alemão foi para um gurizinho super fofo. Ele é do nível básico mas já tem boas noções no alemão, afinal estuda há anos isso na escola. No começo sempre dá aquele nervosismo, afinal, é a primeira aula de alemão que eu dou em uma escola de idiomas. Todas as outras eram particulares. Mas sem dúvida é bem melhor: você conta com uma ótima estrutura, pessoas super atenciosas e tem mais segurança tanto financeira quanto profissional. ^-^

Levei um susto em como o guri era rápido com o aprendizado. No fim, focamos em revisar coisas que ele tinha mais dificuldade e também questioná-lo sobre como funciona o ensino de alemão na outra escola. Perguntei pelo livro didático, a forma como ele mais gosta de aprender, etc. Eu procuro fugir do método tradicional de ensino: lousa, caderno, lousa, caderno… Acho que tudo o que puder ser divertido e ter bastante entretenimento é a melhor forma de aprender. Além de criar um clima interessante, você também deixa os alunos mais curiosos e com gostinho de quero mais.

Foi simplesmente maravilhoso! Um sonho da minha vida sem dúvida foi realizado. Com certeza agradecerei eternamente todos que participaram ativamente disso. Seja minha professora maravilhosa de alemão, meus amigos do curso na época, minha família pelo apoio financeiro e educacional, todas as pessoas que me apoiaram aqui em Porto Alegre… Está sendo uma experiência incrível. Grata a São Jorge por tantas coisas boas *-*

Em breve postarei dicas sobre a preparação de aulas, questões como as entrevistas de emprego, etc. Já passei por muitas situações como essas e diquinhas não custam nada, né?

Gente, eu tinha postado esse post sem ter terminado ele há umas horas atrás… Agora ele tá completo. Me ignorem hahahahahaha x_x

Encerro o post com a música que mostrei pro meu aluno hoje :) Só mostrei a música porque o vídeo é meio pesadinho pra alguém tão novinho haha :)

You Might Also Like

  • Thami
    24/08/2015 at 6:49 pm

    Ai que loucura! Você fala alemão? Que luxo! Eu mal sei falar inglês :P hahahaha! Não sei se o post tem mais coisas escritas depois do “Primeiro Dia” ou se o post termina aí mesmo, só sei que só consegui ler até “passá-lo para quem o deseja”.

    Beijos!

  • Thami
    25/08/2015 at 8:51 pm

    Ainda bem que voltei aqui hoje pra ver o resto do post ein ;) isso que é leitora comprometida!!! Hahahahaha! Enfim, mas concordo com você que sair dessa rotina lousa e caderno é muuuito melhor, fora que entra na nossa cabeça de um modo bem mais fácil né? O bom da “nossa geração” virar professores agora, é isso de que podemos fazer métodos mais divertidos para os aprendizados. Aguardo as dicas!

    Beijos!

  • Luly
    25/08/2015 at 11:34 pm

    Ano passado eu passei num concurso pra dar aulas e fui vetada por causa das minhas cordas vocais. Hoje eu tô de boa com isso, mas na época fiquei BEM triste porque, bem, ensinar é uma das melhores coisas da vida, né!
    Muito, muito legal as ideias que você tinha pra dar aula em São Paulo e que bom que você está conseguindo realizar esse sonho pra valer agora. Seu primeiro aluno parece ser super esforçado, assim como você, acho que dá pra sair muita coisa boa desse “time”!
    Boa sorte nas próximas! Vai continuar dando tudo certo!

  • Clay
    26/08/2015 at 11:34 am

    Parabéns pela conquista!!! Que sonho, trabalhar com o que se gosta =D
    Quero ler suas dicas sim

    Beijos

  • Juliana Medeiros
    26/08/2015 at 9:01 pm

    Nossa! Que legal Camilla, alemão dizem que é uma lingua muito difícil de se aprender, né? Eu gostaria de aprender, quem sabe não começo umas aulas aqui. E aulas fora do ensino normal são as melhores. Eu tenho muita dificuldade em aprender, acho que isso ajuda. Conta mais pra gente das aulas. Beijos

  • Belle Hendges
    26/08/2015 at 10:31 pm

    Ahhh estuda na escola há anos? Ele estuda na Pastor Dohms? Hahahah meus amigos que estudaram lá todos falam bem alemão :) minha escola em poa eu tinha aula bilíngue em inglês. Acredite, aprender ciências em inglês com 10 anos não é fácil!